Skip to main content

Como atuamos

Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Foto: Pollyana Ventura / Getty Images

COOPERAÇÃO TÉCNICA COM GOVERNOS

Há dez anos temos apoiado governos de todas as esferas – federal, estadual e municipal – na estruturação e implementação de programas de parceria voltados à gestão e valorização de parques brasileiros. Além disso, atuamos diretamente na construção e no fortalecimento de um ambiente jurídico e institucional pautado pela ética e transparência, que incentive a criação de iniciativas comprometidas com o meio ambiente e a sociedade.

Conheça um pouco do que já fizemos:

ARTICULAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA

A atração do setor privado é fundamental para ampliar a qualidade e a quantidade dos investimentos na implementação e gestão de parques e garantir o sucesso dos programas de parcerias, gerando oportunidades, desenvolvimento socioambiental, lazer, saúde e bem-estar para as pessoas.

Assim, organizamos e apoiamos encontros e conversas, a fim de oferecer um ambiente favorável à interação entre governos e potenciais parceiros, de modo a disseminar o portfólio de projetos em parques e promover o entendimento mútuo entre setor público e setor privado sobre as necessidades e interesses de todas as partes envolvidas nesse tipo de parceria, incluindo a sociedade.

Observamos, com isso, o crescimento do setor, com a entrada efetiva de mais atores interessados em atuar nos parques e consolidar as parcerias como instrumento aliado da conservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e da valorização do patrimônio natural brasileiro.

MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE

O desenvolvimento das parcerias em parques requer o engajamento de uma série de atores envolvidos e por elas afetados – organizações da sociedade civil, comunidades locais, usuários dos parques, entre outros. Para tanto é necessário, além do esclarecimento sobre o papel, potenciais riscos e benefícios dessas iniciativas, o estabelecimento de canais de diálogo capazes de capturar as demandas e anseios da sociedade de maneira a construir políticas públicas efetivas e por ela legitimadas.

Com esse objetivo, nosso esforço de engajamento se dá por meio da organização e participação em eventos, divulgação de estudos próprios e de terceiros e pelo fomento e repercussão dos assuntos pertinentes à nossa causa e à valorização dos nossos parques.

No âmbito específico dos projetos de parceria, oferecemos nossa contribuição em audiências e consultas públicas, além de realizar encontros e a articulação com grupos organizados e entidades da sociedade civil para ampliar o entendimento sobre o impacto dessas iniciativas.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Foto: Aldo Pavan / Getty Images

CAPACITAÇÃO

Além do apoio técnico oferecido aos governos no âmbito dos acordos de cooperação assinados, entendemos ser fundamental ampliar a escala da agenda oferecendo também formação, treinamento e qualificação para que as equipes se desenvolvam.

Por isso, realizamos cursos voltados especialmente ao quadro técnico dos governos de todas as esferas, para que desenvolvam capacidade interna de estruturar, administrar, monitorar e fiscalizar contratos de parcerias para a gestão de parques.

Fortalecer o papel dos governos na promoção e fiscalização dos projetos de parceria é fundamental para que o setor privado desempenhe adequadamente as suas atribuições, em consonância com as necessidades da sociedade e com as diretrizes estabelecidas nos contratos.

PARCERIAS INSTITUCIONAIS

O Semeia acredita que, juntos, nosso impacto será maior. Por isso, trabalhamos em conjunto com outras organizações que também buscam soluções inovadoras para o aprimoramento dos serviços públicos e a transformação dos parques brasileiros.