Skip to main content

Como atuamos

Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Foto: Pollyana Ventura / Getty Images

APRIMORAMENTO DA GESTÃO DE PARQUES

O Instituto Semeia oferece apoio a governos (federal, estaduais e municipais) para pensar em modelos de parcerias entre os setores público e privado (com ou sem fins lucrativos) que visem aprimorar a infraestrutura e os serviços prestados a visitantes de parques naturais e urbanos, sem perder de vista a conservação da biodiversidade e demais funções desses espaços. 

O principal objetivo nessa frente de atuação é o apoio a iniciativas comprometidas com a ética, a transparência e o diálogo, voltadas ao uso público das unidades, que permitam a construção de políticas públicas que beneficiem a população e o meio ambiente.

Para isso, oferecemos suporte técnico gratuito para a estruturação de projetos e gestão de contratos que sejam do interesse público,valorizem o patrimônio natural brasileiro e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. A partir da experiência acumulada ao longo dos anos, o Semeia formata e promove capacitações junto aos órgãos gestores que visam contribuir para a maior efetividade da gestão das parcerias.

Saiba quais são os Acordos de Cooperação que o Instituto Semeia tem firmado atualmente.

Conheça nos links a seguir as ações já realizadas em cooperação com governos – nacional, estaduais e municipais:

INCENTIVO À VISITAÇÃO E FOMENTO AO TURISMO

O Brasil possui grande potencial para o turismo de natureza. Dentro dos parques e das Unidades de Conservação, existe uma gama enorme de experiências e atividades a serem praticadas pelas pessoas. O Instituto Semeia acredita que a visitação está ligada à conservação da biodiversidade, uma vez que fomenta a consciência ambiental. 

Ou seja, assim como a natureza protegida atrai as pessoas, a visitação aumenta a consciência sobre a necessidade de conservação. Ao mesmo tempo, visitantes impulsionam o desenvolvimento local onde os parques estão inseridos, contribuindo para a geração de emprego e renda. A interrelação entre esses três pontos (visitação, conservação e geração de renda) é o que chamamos de “ciclo virtuoso das Unidades de Conservação” (saiba mais sobre esse tema).

Tendo em mente esses norteadores, promovemos conteúdos sobre os parques do país visando despertar o interesse das pessoas em conhecê-los. Também apoiamos iniciativas e campanhas de fomento ao turismo e atuamos em rede com outras organizações, tendo como principal objetivo ampliar a visitação, o engajamento e a apropriação dos parques pela sociedade.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Foto: Aldo Pavan / Getty Images

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Seja para apoiar o aprimoramento da gestão de parques, seja para fomentar a construção de políticas públicas e o incentivo ao turismo, o Instituto Semeia toma por base informação, conhecimento e experiência.

Com o avanço da quantidade e diversidade das parcerias em parques, além do crescente fortalecimento da visitação e do turismo de natureza, o Semeia tem buscado formas de monitorar e avaliar os impactos desta agenda sob a perspectiva ambiental, econômica e social. Por isso, realizamos estudos e pesquisas com o objetivo de compreender a experiência das pessoas nos parques e os caminhos possíveis para aprimorar os serviços e benefícios oferecidos à população, sem deixar de lado a missão dos parques e UCs de conservar nossa sociobiodiversidade e permitir o contato das pessoas com a natureza.

Entre os produtos de conhecimento desenvolvidos pela equipe técnica do Semeia estão toolkits, cartilhas e conteúdos técnicos para apoiar a sociedade e os setores público e privado no planejamento, estruturação e gestão de parcerias voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do uso público e turismo nos parques brasileiros.

Em nossa Biblioteca, você tem acesso gratuito a mais de 50 publicações, entre pesquisas, estudos, cartilhas e muito mais.

BOLSA DE ESTUDOS

Faz parte da atuação do Semeia apoiar o desenvolvimento dos profissionais ligados à gestão pública e a unidades de conservação. Em 2011, passamos a oferecer bolsas de estudos para cursos da Colorado State University, que é referência mundial na formação para a gestão de áreas protegidas.

Desde então, já apoiamos alunos dos cursos “Corte de Manejo em Áreas Protegidas”, “International Mobile Seminar on Tourism and Protected Areas” e “Planning and Managing Tourism in Protected Areas”, os quais tinham como público-alvo profissionais interessados em parceria entre os setores públicos e privados na gestão de unidades de conservação, com foco em uso público.

Dessa maneira, o Semeia colabora para a capacitação de uma rede de pessoas capazes de contribuir para trazer aos parques do Brasil um olhar inovador a partir do aprendizado e da troca de experiências com colegas de diversos países. Já participaram do programa de bolsas gestores de UCs, profissionais do setor público, da iniciativa privada e da academia.

Entre 2020 e 2022 o Programa de Bolsas foi paralisado devido à não realização de cursos internacionais pela CSU, dadas as restrições e novas configurações impostas pela pandemia de Covid-19.

Conheça os nossos bolsistas:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico