Skip to main content

Como atuamos

Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Foto: Pollyana Ventura / Getty Images

APRIMORAMENTO DA GESTÃO DE PARQUES

O Instituto Semeia oferece apoio a governos (federal, estaduais e municipais) para pensar em modelos de parcerias entre os setores público e privado (com ou sem fins lucrativos) que visem aprimorar a infraestrutura e os serviços prestados a visitantes de parques naturais e urbanos, sem perder de vista a conservação da biodiversidade e demais funções desses espaços. 

O principal objetivo nessa frente de atuação é o apoio a iniciativas comprometidas com a ética, a transparência e o diálogo, voltadas ao uso público das unidades, que permitam a construção de políticas públicas que beneficiem a população e o meio ambiente.

Para isso, oferecemos suporte técnico gratuito para a estruturação de projetos e gestão de contratos que sejam do interesse público, valorizem o patrimônio natural brasileiro e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. A partir da experiência acumulada ao longo dos anos, o Semeia formata e promove capacitações junto aos órgãos gestores que visam contribuir para a maior efetividade da gestão das parcerias.

Desde 2011, já são 33 parques com contratos de parceria assinados e que contaram com apoio do Semeia em algum momento, entre naturais e urbanos. Somadas, as áreas desses parques chegam a cerca de 5,7 mil quilômetros quadrados – uma área equivalente a quase 4 vezes a da cidade de São Paulo (SP)

Saiba quais são os Acordos de Cooperação que o Instituto Semeia tem firmado atualmente.

Conheça nos links a seguir as ações já realizadas em cooperação com governos – nacional, estaduais e municipais:

INCENTIVO À VISITAÇÃO E FOMENTO AO TURISMO

O Brasil possui grande potencial para o turismo de natureza. Dentro dos parques e das Unidades de Conservação, existe uma gama enorme de experiências e atividades a serem praticadas pelas pessoas. O Instituto Semeia acredita que a visitação está ligada à conservação da biodiversidade, uma vez que fomenta a consciência ambiental. 

Ou seja, assim como a natureza protegida atrai as pessoas, a visitação aumenta a consciência sobre a necessidade de conservação. Ao mesmo tempo, visitantes impulsionam o desenvolvimento local onde os parques estão inseridos, contribuindo para a geração de emprego e renda. A interrelação entre esses três pontos (visitação, conservação e geração de renda) é o que chamamos de “ciclo virtuoso das Unidades de Conservação” (saiba mais sobre esse tema).

Tendo em mente esses norteadores, promovemos conteúdos sobre os parques do país visando despertar o interesse das pessoas em conhecê-los. Também apoiamos iniciativas e campanhas de fomento ao turismo e atuamos em rede com outras organizações, tendo como principal objetivo ampliar a visitação, o engajamento e a apropriação dos parques pela sociedade.

Desde a nossa fundação, somamos mais de 170 eventos, nacionais e internacionais, onde participamos com exposição e compartilhamento de conhecimento sobre o tema. Também alcançamos diretamente mais de 3,5 milhões de pessoas com conteúdos publicados pra a promoção da visitação aos parques brasileiros.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Foto: Aldo Pavan / Getty Images

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Seja para apoiar o aprimoramento da gestão de parques, seja para fomentar a construção de políticas públicas e o incentivo ao turismo, o Instituto Semeia toma por base informação, conhecimento e experiência.

Com o avanço da quantidade e diversidade das parcerias em parques, além do crescente fortalecimento da visitação e do turismo de natureza, o Semeia tem buscado formas de monitorar e avaliar os impactos desta agenda sob a perspectiva ambiental, econômica e social. Por isso, realizamos estudos e pesquisas com o objetivo de compreender a experiência das pessoas nos parques e os caminhos possíveis para aprimorar os serviços e benefícios oferecidos à população, sem deixar de lado a missão dos parques e UCs de conservar nossa sociobiodiversidade e permitir o contato das pessoas com a natureza.

Entre os produtos de conhecimento desenvolvidos pela equipe técnica do Semeia estão toolkits, cartilhas e conteúdos técnicos para apoiar a sociedade e os setores público e privado no planejamento, estruturação e gestão de parcerias voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do uso público e turismo nos parques brasileiros.

Em 13 anos de atuação, nossas pesquisas somam mais de 1,4 mil entrevistas realizadas com gestoras e gestores de parques. E os mais de 50 materiais publicados em nossa biblioteca virtual já ultrapassaram os 30 mil downloads.

BOLSA DE ESTUDOS

Faz parte da atuação do Semeia apoiar o desenvolvimento de profissionais dedicados à gestão e promoção da visitação em parques e  unidades de conservação. Desde 2011, fazemos isso através do oferecimento de bolsas de estudos para cursos da Colorado State University (CSU), referência mundial na formação para a gestão de áreas protegidas.

Já apoiamos a participação nos cursos de “Manejo de Áreas Protegidas”, “International Mobile Seminar on Tourism and Protected Areas” e “Planning and Managing Tourism in Protected Areas”, conforme oferta pelo Centro de Manejo de Áreas Protegidas (CEPAM), do Warner College of Natural Resources da CSU. Por meio de um edital de seleção próprio, o Semeia ajusta a seleção das pessoas bolsistas ao público-alvo do curso ofertado a cada ano. 

Dessa maneira, o Semeia colabora para a capacitação de uma rede diversa de pessoas capazes de contribuir para trazer aos parques do Brasil um olhar inovador a partir do aprendizado e da troca de experiências com colegas de diversos países. Já participaram do programa de bolsas gestores de UCs, profissionais do setor público, da iniciativa privada e da academia.

Conheça os nossos bolsistas:

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico