3 dicas de parques nacionais para conhecer a biodiversidade brasileira

Confira indicações de parques nacionais para conhecer a biodiversidade brasileira e entender mais sobre nosso patrimônio ambiental.

08/03/2024

Parque Nacional do Catimbau (PE) | Foto: Eulalia Giles

O Brasil é o segundo país em termos de atrativos naturais das Américas, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Reconhecido como um dos destinos mais exuberantes em termos de belezas naturais, o país possui uma biodiversidade impressionante e é um verdadeiro tesouro para os amantes da vida ao ar livre. Essa característica é atribuída à diversidade dos nossos biomas, cada um com elementos únicos que proporcionam um mosaico de climas, relevos e formas de vida. De Norte a Sul, tal multiplicidade está refletida nos 75 parques nacionais existentes hoje. Visitá-los é conhecer mais sobre o nosso país!

Para ajudar quem quer começar essa jornada de descoberta das belezas naturais do Brasil, neste mês das mulheres, pedimos para três especialistas da nossa equipe indicarem o seu parque favorito e nos contar um pouco sobre a sociobiodiversidade que ajudam a proteger.

Confira abaixo e inclua estes destinos em sua próxima viagem!

Parque Nacional de Anavilhanas

Foto: Stefanie Saturnino

Criado em 1981, o território abrange os municípios de Manaus e Novo Airão, no Amazonas. Com forte influência do Rio Negro na concepção da paisagem, os mais de 350 mil hectares estão divididos entre, aproximadamente, 70% de florestas de terra firme e 30% de áreas de ilhas e igapós.

O parque abriga o segundo maior arquipélago fluvial do mundo, o arquipélago de Anavilhanas, com cerca de 400 ilhas e dezenas de lagos, formando uma espécie de labirinto natural que pode ser avistado por vias aéreas ou embarcadas. Seja durante o dia ou noite, ambos são passeios imersivos típicos da Amazônia brasileira.

“Em Anavilhanas, você pode ter duas experiências completamente diferentes ao longo do ano. Na época de seca (setembro a fevereiro), dá para aproveitar muito as praias de Rio e na época de cheia (março a agosto) dá para aproveitar as trilhas aquáticas, os igapós. Observar a fauna do local também é incrível, é possível ver os botos, as ariranhas e os pássaros da região”, comenta Stefanie Saturnino, analista do Semeia.

Parque Nacional do Catimbau

Foto: Almir das Neves Araujo

Registros arqueológicos e diversidade de formações geológicas: essas são duas características que resumem muito bem este parque. Localizado no Estado de Pernambuco, nos municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga, foi criado em 2002 para proteger uma enorme diversidade de chapadões, cânions e pequenas cavernas esculpidas pelos processos erosivos ao longo dos anos.

Em conjunto com o ambiente natural de Caatinga, seus mais de 60 mil hectares também ajudam a compreender o patrimônio cultural da região, como sítios arqueológicos e pinturas rupestres com cerca de 6 mil anos.

“Lá você vai conseguir conhecer não só o nosso sertão, mas também a culinária sertaneja e os artistas locais e as famosas formações rochosas de arenito. Com sorte você pode, além de avistar as estrelas à noite, aproveitar uma lua cheia e avistar um lindo luar”, afirma Renata Mendes, diretora executiva do Semeia.

Parque Nacional da Serra da Canastra

Foto: João D’Andretta

A região da Serra da Canastra é bastante conhecida por suas paisagens com alternâncias entre planaltos e vales. O parque, existente desde 1972, se destaca por proteger importantes nascentes do país, entre elas as das bacias dos rios São Francisco, Araguari e Santo Antônio.

O seu conjunto de cachoeiras, algumas com mais de 180 metros de altura, chama a atenção pelas águas cristalinas. Abrangendo quase 200 mil hectares entre os municípios de Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista Do Glória, São Roque De Minas e Vargem Bonita, todos em Minas Gerais, é visitado por pessoas que querem praticar esportes de aventura, observação de fauna, ou simplesmente contemplar o nosso Cerrado.

De acordo com Mariana Haddad, coordenadora de conhecimento do Semeia, “o parque é maravilhoso, tem muitos atrativos, como cachoeiras, trilhas e caminhadas. A região também tem vários atrativos culturais e gastronômicos, sem falar do queijo da Serra da Canastra, tão famoso e tão gostoso”.

Com vocações e belezas tão diferentes, não é tarefa fácil escolher qual deles melhor se encaixa no seu perfil de turista. Antes de escolher, caso queria saber mais sobre outros destinos, que tal conferir mais opções de parques para conhecer em 2024? Aproveite também para visitar a nossa seção “Parque do Mês” com matérias ricas sobre diversos lugares do país.  

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico