Parques nacionais para conhecer em 2024

O Conexão Semeia ouviu as indicações do casal Letícia e Dennis, do projeto Entre Parques, que visitou mais de 50 Parques Nacionais nos últimos 2 anos

18/12/2023

Parque Nacional da Serra do Gandarela/MG

É natural que seja assim, como diria Lulu Santos: os períodos de fim e começo de ano são normalmente utilizados para estabelecer metas e projetos. Este texto aqui, por exemplo, traz dicas específicas para quem está planejando férias. É o seu caso? Então vem com a gente! 

O Conexão Semeia conversou com o casal Letícia Alves e Dennis Hyde – que idealizaram o projeto Entre Parques, com o objetivo de conhecer todos os 75 Parques Nacionais Brasileiros. Entre 2021 e outubro de 2023, data da nossa conversa com a dupla, eram nada menos do que 57 parques visitados, nas cinco regiões brasileiras. 

O que, inevitavelmente, torna o casal especialista no tema. Especialmente para quem está planejando férias com foco em ecoturismo e turismo de natureza.  

Abaixo, apresentamos algumas dicas de viagem com base na experiência pessoal de Letícia e Dennis, divididos em alguns temas bem específicos. 

Se quiser mais dicas sobre quais parques nacionais visitar quando estiver planejando férias, clique aqui.   

Planejando férias

Com a vasta experiência de dezenas de Parques Nacionais visitados ao longo do projeto Entre Parques, a percepção da dupla sobre Unidades de Conservação mudou ao longo do tempo – como pode ser observado clicando aqui

Neste texto, escolhemos 6 tópicos específicos. Em cada um, Letícia e Dennis apresentam a visão deles sobre os melhores parques nacionais a serem visitados para quem está planejando férias. 

“É importante a gente lembrar que, sem exagero, tivemos momentos incríveis em absolutamente todos os Parques que visitamos. Visitar um Parque Nacional é sempre se maravilhar, aprender e desvendar. Tinha medo de cansar, mas mesmo depois de todas essas viagens isso não aconteceu”, adverte Letícia.

Então é isso: lembrar que quando estiver planejando férias, entenda que você precisa encontrar o melhor para você, dentro do que você quer da viagem. Aqui abaixo, damos as opiniões pessoais do casal Entre Parques. Vamos lá?   

Parque Nacional mais impactante 

Letícia: “não consigo apontar só um. Vivemos momentos impactantes em todos eles. Temos uma paixão tão grande e com uma relação tão próxima, como se fosse filhos, que eu quero falar de todos”. Essa frase foi dita entre risos da dupla. Nossa dica: se quiser saber todos os parques já visitados na expedição, clique aqui

Dennis: “Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba/PI. Para mim era só um nome. Depois veio uma chapada, uma imensidão com veredas, buritis, araras. Eu não tinha referências e foi absolutamente impactante.” 

Parque Nacional com o melhor banho

Letícia: “Parque Nacional da Serra do Cipó/MG. Fomos muito cedo para o parque e ficamos numa boa, tomamos um banho no começo de uma trilha que foi absolutamente transformador pra mim”. 

Dennis: “Parque Nacional do Pau Brasil/BA. Além de maravilhoso, tem uma cachoeira que vem como se viesse cavando a areia e cai num cânion pequenininho. Surpreendente!”. 

Parque Nacional com história marcante

Letícia: “Parque Nacional da Amazônia/PA-AM. É um parque que foi criado no contexto da Transamazônica, e era importante conservar a biodiversidade do entorno. Traz todo o legado histórico da Amazônia que supostamente não tinha ninguém e a violência que isso traz. Para além das belezas naturais, esse parque me fez pensar muito.”

Dennis: “vou citar dois, um mais óbvio e outro menos óbvio. Primeiro o Parque Nacional da Tijuca/RJ, por conta da história do reflorestamento que é pouco valorizado no local. O outro é o Parque Nacional da Furna Feia/RN, com uma questão história de um lugar maravilhoso. Que a população usava, visitava de outras formas. Tem um lugar impressionante, o Lajedo em Pé, onde estão as pedras dispostas na vertical, indicando um sítio arqueológico. Mas ainda não há (e talvez nunca haja) certeza do que é.”

Trilha mais marcante

Letícia: “Parque Nacional da Serra do Gandarela/MG. Das primeiras trilhas que fizemos. Foi com o Gustavo, um guia incrível, pelas trilhas das nascentes do rio Piracicaba. Foram uns 25km de muita subida e descida, passamos por campos de altitude, cânions com várias piscinas, um cerrado lindo. E muito perto de Belo Horizonte.”

Dennis: “Parque Nacional das Sempre-Vivas/MG. Fizemos um circuito pelos rios Inhacica e Jequitinhonha que foi incrível mesmo. Também com um guia muito bacana, o Felipe. Um ambiente diferente na Cordilheira do Espinhaço, com praias de rio e areias branquinhas.”

Picos e montanhas mais legais 

Letícia: “Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque/AP. As montanhas que vivenciamos lá formam uma paisagem própria que é a coisa mais maravilhosa. Lá tem os angelins gigantes, árvores com tamanho de um prédio de 30 andares. É impressionante. Uma outra relação com montanhas, que pra mim deu uma sensação de grandiosidade.”

Dennis: “Parque Nacional do Caparaó/ES-MG. Tem o Pico da Bandeira, que subimos duas vezes e foi muito impactante nas duas. Uma vez subimos à noite, pelo lado capixaba, com um alinhamento dos astros… A outra vez foi pelo lado mineiro, com a mãe da Letícia. Para mim fica a imagem da montanha, que tem a crista dela e de um lado as nuvens chegando, e do outro tudo aberto.”   

Cânions e vales 

Letícia: “Parque Nacional de Ubajara/CE. É muito diferente do que eu imaginava. Primeiro porque não está no imaginário das pessoas um lugar com montanhas e frio no meio do Ceará. É uma diferença muito abrupta de temperatura, com caatinga embaixo e em cima uma característica de Mata Atlântica. Ainda tem cachoeiras e cânions.”

Dennis: “Para mim, são dois. O Parque Nacional da Serra da Capivara/PI e o Parque Nacional do Catimbau/PE. Talvez sejam dois parques mais conhecidos pela parte arqueológica, com as pinturas rupestres. Mas os dois têm cânions incríveis. São parques diferentes, mas ambos impressionantes”. 

Vale lembrar: em cada parque nacional você poderá viver momentos marcantes em contato com a natureza. As dicas listadas aqui refletem a opinião de Dennis e Letícia, que assim com a gente, acreditam que você deve se aventurar em cada um deles para descobrir o que mais te atrai em cada experiência.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico