Conheça o Parque Estadual do Cocó

Estudo inédito do Semeia apontou que o Parque do Cocó é o parque estadual mais visitado do país.

26/03/2025

Em 2025, pela primeira vez na história, um levantamento de visitas em parques contemplou unidades de conservação estaduais – e não apenas as unidades federais. O estudo Visitômetro dos Parques do Brasil, lançado pelo Instituto Semeia, apontou os 10 parques mais visitados do país. Dentre todos os 308 considerados, o Parque Estadual do Cocó, no Ceará, é o parque administrado por um governo estadual mais visitado do país.

Ele ocupa a sexta colocação entre os que mais recebem turistas, ficando atrás, em números de visitas, de 5 parques nacionais. Confira a lista com os 10 parques mais visitados do Brasil.

O que faz do Parque Estadual do Cocó um espaço tão procurado pelas pessoas? Além de ser uma área verde belíssima no coração de Fortaleza, a capital cearense, a unidade conta com diversas atividades para a população da cidade e para turistas: trilhas autoguiadas, passeio de barco, observação de aves e uma estrutura bastante robusta, com área para shows, eventos esportivos, quadras e até um auditório.

Tudo pronto? Então chegou a hora de conhecer um pouco mais deste espaço público.

Foto: Celso Oliveira/SEMA

Parque Estadual do Cocó: conheça o parque estadual mais visitado do Brasil

Se estendendo por mais de 15 bairros de Fortaleza, o Parque Estadual do Cocó é o quarto maior da América Latina e o maior do Norte/Nordeste brasileiro em área urbana. Com mais de 1.500 hectares, é um parque natural localizado no centro urbano de uma das principais e mais populosas cidades do Brasil.

Maior área verde da capital cearense, ele fica a menos de 15 minutos de alguns dos principais pontos turísticos da cidade, como a praias de Iracema e do Futuro e a Ponta do Mucuripe. Com diversos portões nas duas principais entradas (nas ruas Padre Antônio Tomás e Adahil Barreto) e mesmo sendo o parque estadual mais visitado do Brasil, a sensação de quem trabalha no dia a dia da unidade é de que a presença do público poderia ser ainda maior.  

“Estou há quase dois anos no Parque Estadual do Cocó e me parece que ele não é tão percebido pela população em geral. Por ser um parque urbano, temos desafios muito específicos como poluição, invasão e incêndios. Partimos da premissa óbvia: a principal beneficiária e interessada é a comunidade. E ela só vai ajudar a resolver os problemas se conhecer e gostar do parque”, comenta Narciso Mota, gestor da unidade de conservação. 

Com diversas trilhas na mata e uma área verde com flora riquíssima, o grande xodó do parque é o rio Cocó. Percorrendo boa parte da extensão do espaço público, ele traz um panorama visual único – e é o palco de um dos maiores atrativos do parque, o passeio de barco pelo rio Cocó.

Foto: Celso Oliveira/SEMA

Para a população local e para turistas, o Parque Estadual do Cocó traz a possibilidade de um tipo de recreação diferente para quem vê Fortaleza apenas como sol e mar: o banho de floresta.

“Com a vegetação e o rio como eixo principal, o parque tem características únicas. A mudança de clima é perceptível: são 2 ou 3 graus de temperatura mais fresca no perímetro dele, quase um microclima específico. Eu mesmo adoro a praia, mas esse banho de floresta é incrível também. As pessoas precisam conhecer essa imersão dentro das trilhas com a mata fechando dos dois lados”, comenta Narciso.

O que fazer no Parque Estadual do Cocó

O bioma de Caatinga, que inclui manguezais e restinga, é predominante no Parque Estadual do Cocó. Por isso, as trilhas, que são área de conservação integral, estão entre os pontos mais visitados – unindo a natureza intrinsicamente conectada ao centro de uma metrópole.

Nas duas grandes áreas de visitação, atrações não faltam. O local ainda conta com a presença de educadoras e educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, com preparação adequada para orientar visitantes na melhor forma de aproveitar o Cocó.

Dentre as atividades, o passeio de barco pelo rio Cocó é uma atração muito procurada. São duas possibilidades: um mais curto, de cerca de 20 minutos, e outro que dura até duas horas, que vai até a foz do rio Cocó, onde é possível mergulhar.

Foto: Foz do Rio Cocó/Rodrigo Zichelle

O Parque também é um ambiente propício para grupos de observação de aves, muito comuns durante todo o ano.

Para além da natureza, o Parque Estadual do Cocó é uma ótima opção para atividades que envolvem contemplação – e também para quem quer mais animação. Na sede, existe um anfiteatro onde acontecem shows e eventos esportivos, além de estrutura completa, inclusive com um auditório e museu.

Na área de visitação, é possível fazer piqueniques, comemorações de aniversário ou simplesmente para passear por entre as alamedas para um banho de floresta. O Cocó conta também com quadras esportivas e brinquedopraça.

Outro ponto relevante é o projeto Restaura Cocó, que tem como principal objetivo implementar ações para mitigar incêndios e poluição. No Parque existem também parcerias com escolas públicas.

ESFERA ADMINISTRATIVA

Estadual

DATA DE CRIAÇÃO:

7 de junho de 2017

ESTADO:

Ceará

MUNICÍPIOS:

Fortaleza, Itaitinga, Maracanaú e Pacatuba

BIOMA:

Caatinga (incluindo manguezais, dunas, restinga e mata de tabuleiro)

ÁREA TOTAL:

1581,29 hectares

INFORMAÇÕES SOBRE A VISITAÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES:

O Parque Estadual do Cocó é aberto todos os dias, das 5h30 às 21h, para todas as atividades. A exceção é a área de trilhas, que fica fechada às segundas para manutenção e funciona de terça a domingo das 5h30 às 17h30.

O Parque tem visitação gratuita, e conta com educadores ambientais.

Para mais informações e planejar sua visita, o perfil no Instagram é uma boa fonte de informação.

 

 

Para a população local e para turistas, o Parque Estadual do Cocó traz a possibilidade de um tipo de recreação diferente para quem vê Fortaleza apenas como sol e mar: o banho de floresta.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico