Lugares turísticos no Brasil que estão em parques nacionais – e nem todo mundo sabe

Em alguns casos, o próprio atrativo é uma unidade de conservação por si só. Confira!

03/09/2024

Foto: dabldy

Moramos em um dos países em que o ecoturismo e o turismo de aventura mais crescem no mundo. O que não pode ser considerado exatamente uma surpresa: afinal, a abundância é gigantesca de lugares turísticos no Brasil, especialmente quando pensamos em ambientes naturais e a vastíssima oferta de atividades ao ar livre com visuais deslumbrantes.

Além de ser um excelente caminho para a conscientização e a conservação ambientais, essa ampliação tem se comprovado em números. De acordo com uma pesquisa do Sebrae no início de 2024, o turismo de natureza e o ecoturismo correspondem a 60% do faturamento do setor.

Mas existe uma curiosidade sobre estes lugares turísticos no Brasil – e é sobre isso que queremos falar. Com uma das maiores biodiversidades do planeta, o país conta com alguns dos atrativos mais visitados e famosos dentro de parques nacionais. Em alguns casos, o próprio atrativo é uma unidade de conservação por si só.

Conheça lugares turísticos no Brasil dentro de parques nacionais

Aqui, fizemos uma pequena lista com alguns dos atrativos mais famosos do Brasil – inclusive mundialmente! – que fazem parte de um parque nacional. Será que você sabia de todos eles?

Foto: Paulo Baqueta

Cataratas do Iguaçu-PR

Quem já visitou as Cataratas do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu-PR, inevitavelmente visitou também um parque nacional. Afinal, um dos destinos preferidos de turistas do mundo inteiro está dentro do Parque Nacional do Iguaçu, uma Unidade de Conservação de Proteção lntegral. Ou seja: é um objeto de proteção dos ecossistemas naturais de relevância ecológica, beleza cênica e possibilita a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental.

Localizada em uma das áreas de Mata Atlântica mais relevantes do país, as Cataratas do Iguaçu são um verdadeiro espetáculo da natureza. Não por acaso, o Parque Nacional é, além de um dos lugares turísticos no Brasil mais famosos, também reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.

Com uma das maiores e mais impactantes quedas d’água de todo o mundo, as Cataratas têm extensão de 2.700m e outros dados que impressionam. A vazão média, por exemplo, é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.  

Uma curiosidade é que do lado argentino da fronteira está o Parque Nacional Iguazú, com dois parques nacionais lado a lado em dois países vizinhos.

Foto: Cristian Lourenço

Cristo Redentor-RJ

Um dos maiores cartões postais do Brasil, o Cristo Redentor está localizado no morro do Corcovado – dentro do Parque Nacional da Tijuca. O Cristo fica em uma das maiores metrópoles da América do Sul, a cidade do Rio de Janeiro-RJ, que é visitada por pessoas do mundo inteiro, mas provavelmente muitas nem se dão conta de que estão visitando um parque nacional até chegar lá.

Diferentemente de outras unidades de conservação, é muito mais comum que as pessoas falem “fui visitar o Cristo” ao invés de dizer que foram visitar o Parque da Tijuca. Mundialmente famoso, o Cristo Redentor é um dos lugares turísticos no Brasil com mais visitação, e é parte fundamental para que o parque em que está tenha sido o mais visitado do país em 2023: foram mais de 4 milhões de pessoas.

A história das florestas da Tijuca e das Paineiras, onde está a unidade de conservação, com a conservação ambiental vem desde muito tempo. Ainda no século XIX, Dom Pedro II declarou que elas eram Florestas Protetoras e começou a promover o reflorestamento. A construção da estátua do Cristo Redentor veio décadas mais tarde, sendo inaugurado em 1931.

Foto: Cristian Lourenço

Lençóis Maranhenses-MA

Com visuais que, por vezes, extrapolam a nossa capacidade de compreensão, os Lençóis Maranhenses estão na lista de destinos preferidos de grande parte das pessoas que apreciam viagens de natureza. E, claro, fazem parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Muitas vezes descrito como um deserto repleto de oásis, formado por suas milhares de lagoas naturais, os Lençóis foram um ecossistema extremamente particular. Para começar, estão em uma área de transição de três biomas, o Cerrado, a Amazônia e a Caatinga.

Também é um dos lugares turísticos no Brasil que as pessoas mais se lembram: foi apontado como o terceiro Parque mais conhecido na 4ª edição da pesquisa Parques do Brasil: Percepções da População.

Assim como o Parque Nacional do Iguaçu, o dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade em julho de 2024.

Foto: Reuber Duarte

Fernando de Noronha-PE

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos grandes sonhos de viagem de pessoas brasileiras e estrangeiras. Não é exatamente um atrativo único, como o Cristo Redentor ou as Cataratas. Ainda assim, é inevitável que faça parte desta lista: pois, sim, faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Com 21 ilhotas, ilhas e até rochedos, fica a cerca de 360km da costa brasileira, no meio do Atlântico. Falando em beleza natural, Fernando de Noronha é mais um daqueles lugares estonteantes. A praia do Sancho, por exemplo, recebeu por sete vezes o título de melhor praia do mundo pelo Travellers’ Choice, a mais recente em 2024

Assim como os Lençóis Maranhenses e as Cataratas do Iguaçu também ostenta o reconhecimento de Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco – e na pesquisa Parques do Brasil ficou com a quinta colocação como Parque mais conhecido do Brasil.

Como curiosidade, outras praias muito famosas no Brasil, como Jericoacoara-CE, também estão em um parque nacional.

Bônus: Amazônia

Está certo, a Amazônia não é exatamente um atrativo. Estamos falando de um dos seis biomas brasileiros, reconhecido mundialmente pela abundância e pela relevância ambiental. Mas é inegável: a Amazônia é um dos destinos mais famosos do Brasil em todo o globo terrestre.

Maior floresta tropical do mundo, é sem dúvida um dos lugares turísticos no Brasil que as pessoas mais querem visitar e conhecer. Mas por que ela está na nossa lista? Porque duas das melhores alternativas para uma vivência amazônica estão dentro de unidades de conservação federais: o Parque Nacional de Anavilhanas-AM e o Parque Nacional do Jaú-AM (este também Patrimônio Natural da Humanidade). Embora estes dois sejam os mais conhecidos e com o maior número de atividades turísticas, ao todo são 21 Parques Nacionais na Amazônia, protegendo e conservando cerca de 5% do bioma.

Apesar de não ser um destino só do nosso país: com 6,74 milhões de km², a Amazônia se estende também por Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

A Amazônia brasileira tem uma das mais empolgantes travessias do Brasil, formada pelos Caminhos do Rio Negro e com mais de 630km de trilhas mapeadas, por terra e por água

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico