Onde praticar atividades aquáticas em parques – e o que isso pode fazer pelo planeta

Ao promover atividades aquáticas, parques e unidades de conservação têm papel fundamental no cuidado com os recursos hídricos do planeta.

21/03/2024

Parque Nacional do Iguaçu (PR) | Foto: Sabrina Okaeda

O Brasil pode ser considerado privilegiado em termos de recursos hídricos em relação a outros países. Afinal, 12% da água doce da Terra está no território brasileiro, que conta com nada menos que 12 bacias hidrográficas.  É bom lembrar que, mesmo com essa aparente abundância, esses recursos não duram eternamente – e as Unidades de Conservação têm papel fundamental no cuidado com os recursos hídricos existentes.

De acordo com um estudo do MapBiomas, o Brasil perdeu cerca de 15% da superfície de água entre o início da década de 1990 e 2020.  Se o cenário chegar a níveis extremos, a vida humana no planeta pode ser seriamente comprometida – ou até mesmo impossível de ser mantida.

Nunca é demais lembrar que, além de conservar a biodiversidade, o turismo ecológico é uma das premissas básicas da existência dos parques no Brasil e que essa atividade pode estimular ações de conservação do meio ambiente. Ou seja: por meio do incentivo à visitação, e até promoção de atividades aquáticas, estes espaços têm papel fundamental na proteção deste bem tão precioso que é a água.

“Costumo dizer que o ecoturismo e a relação com a natureza, quando caem na veia, são apaixonantes. As pessoas são literalmente transformadas e passam a enxergar o meio ambiente com outros olhos. Ou seja, as atividades em parques acabam também por exercer e fortalecer um trabalho de educação ambiental nas pessoas”, explica Lejania Malheiros, vice-presidente da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

Conhecer e se aproximar do ambiente natural têm o poder transformador de fazer com que as pessoas se interessem e sejam agentes da proteção da água. É fundamental conhecer as Unidades de Conservação para entender a importância, a magnitude e a urgência deste ato.

Atividades aquáticas para praticar nos parques

Como disse Lejania, a visitação a parques tem em si o poder de auxiliar na construção da conscientização ambiental da população em geral. No caso da água, ela é parte integrante e transversal da visita. Afinal de contas, cachoeiras, rios e cursos de água não faltam nas mais de 2.800 unidades de conservação existentes em todo o país.

Diversas atividades aquáticas podem ser praticadas dentro de parques, por exemplo: desde um simples (porém revigorante!) banho de cachoeira, passando pela contemplação de quedas d’água e chegando em experiências com rafting e duck.

Seja qual for a prática, a vice-presidente da ABETA, que é do Mato Grosso do Sul, reforça a questão da segurança, sempre fundamental em atividades ao ar livre.

“Venho de uma região indutora de ações de ecoturismo com segurança, um dos principais programas de fomento de um turismo responsável foi construído nessa região. Mas acredito que isso ainda precisa ser fortalecido nacionalmente, as pessoas precisam conhecer as legislações turísticas para criar negócios seguros”, comenta Lejania.

Conheça agora algumas atividades aquáticas para praticar em parques brasileiros e também exemplos de onde praticar.

Canoagem

De acordo com a ABETA, é a atividade praticada em canoas e caiaques em que a ideia central é misturar-se ao meio natural – seja para vencer ondas e corredeiras ou apenas para contemplar a paisagem.

Alguns parques onde praticar:

Parque Estadual do Utinga. Belém-PA

– Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Bonito, Bodoquena e Jardim-MS

– Parque Nacional do Jaú (Caminhos do Rio Negro). Novo Airão-AM

Parque Nacional do Jaú | Foto: Artur Warchavchik

Observação de quedas d´água

O Brasil conta com algumas das mais impactantes quedas d´água do mundo, com cataratas, cachoeiras e saltos que são verdadeiros tesouros.

Alguns parques onde praticar:

Parque Estadual do Turvo. Derrubadas-RS

Parque Nacional do Iguaçu. Foz do Iguaçu-PR

Parque Nacional do Monte Roraima. Uiramutã-RR

Parque Estadual do Turvo | Foto: Claudio Trindade

Rafting
Atividade em que praticantes descem a corredeira de um rio a bordo de um barco inflável a remo. Muito importante: só pratique rafting com empresas comprovadamente credenciadas e que cumpram as normas de segurança.

Alguns parques onde praticar:

Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Santa Virgínia. São Luiz do Paraitinga-SP

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Palhoça-SC

Parque Nacional da Serra da Bocaina. Paraty-RJ

Parque Estadual da Serra do Mar | Foto: Fundação Florestal

Trilha nas águas

Uma das atividades aquáticas mais recentes, também conhecida como aquatrekking, nela é possível realizar trilhas dentro de rios – seja com o objetivo de cruzar de um lado a outro ou apenas uma forma diferente de explorar o ambiente natural.

Alguns parques onde praticar:

Parque Nacional Serra de Itabaiana. Itabaiana-SE

Parque Nacional da Serra das Lontras. Arataca-BA

Parque Estadual do Vale do Codó. Jaguariaíva-PR

Parque Estadual do Vale do Codó | Foto: Michele Moraes

Quer conhecer mais atividades aquáticas para praticar ecoturismo ou turismo de aventura? O site da ABETA fornece uma lista completa com informações para turistas e operadores.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico