Skip to main content

Quem somos

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)
Foto: iStock

O Instituto Semeia

O Instituto Semeia é uma organização filantrópica, sem fins lucrativos, que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação brasileiras.

Nossa missão é transformar os parques em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros. 

Desde nossa fundação, em 2011, apoiamos governos na concepção, implementação e gestão de projetos de parcerias que unam os esforços do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil. Também fomentamos o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento da gestão de parques, de maneira que elas cumpram seus objetivos de conservação e estejam mais bem preparadas para receber visitantes.

Com base nos anos de experiência e nas trocas de conhecimento, trabalhamos com a produção e a divulgação de dados e evidências que auxiliem governos, academia, sociedade civil organizada e tomadores de decisão na melhor compreensão do cenário brasileiro e dos potenciais a serem desenvolvidos. 

O trabalho desenvolvido pelo Semeia se baseia no chamado “ciclo virtuoso das Unidades de Conservação”, onde visitação, conservação e geração de impactos socioeconômicos se conectam. 

Foto: MesquitaFMS / Getty Images

Equipe

Articulação

Ana Beatriz Araújo

Coordenadora de Articulação do Semeia, responsável pela gestão do relacionamento com diversos parceiros - dos setores público, privado e da sociedade civil. Foi consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), possui MBA em Relações Governamentais e Institucionais pela FGV, e é Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia - MG.
Projetos

Bárbara Matos

Gerente de projetos no Semeia, é Bacharel em Direito, Pós-graduada em Direito Empresarial e Direito Público. Especialista na elaboração e coordenação de modelagens de projetos voltados ao aprimoramento de políticas públicas. Integrou a equipe das respectivas Unidades de PPP do Município de Belo Horizonte (PBH Ativos) e do Estado de Mato Grosso (MT Par).
Projetos

Carlos Falcão

Gerente de Projetos no Semeia, Carlos é formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Finanças. Especializado em implantação de projetos para concessões e parcerias público-privadas, atuou anteriormente como Gerente de Projetos na PBH Ativos (departamento de parcerias público-privadas da Prefeitura de Belo Horizonte) e Coordenador Geral de Estruturação de Projetos na Prefeitura do Rio de Janeiro.
Comunicação

Cora Zucateli

Estagiária de comunicação no Semeia, é estudante do curso de Publicidade e Propaganda na ESPM.
Projetos

Gianluca Fierro

Analista de projetos no Instituto Semeia, é graduado no curso de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas EAESP. Possui experiência em projetos de monitoramento de políticas públicas e é formado no curso de aprofundamento de Public Policy Analisys, pela London School of Economics.
Comunicação

Iago Batista

Analista de comunicação no Semeia, já trabalhou como produtor de conteúdo com foco em marketing digital e como consultor de comunicação. Atendeu, entre outros, clientes do segmento de ecoturismo e empresas de impacto. É formado em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP e atualmente cursa pós-graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa na FGV.
Projetos

Karina Dominici

Analista de Projetos do Semeia, é graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo. Trabalhou na Prefeitura de São Paulo, na SP Parcerias, contribuindo na estruturação dos projetos do Parque Trianon e Mário Covas, Chuvisco, Plano Diretor do Parque Ibirapuera, entre outros.
Conhecimento

Mariana Santos

Coordenadora de Conhecimento no Semeia, cursou o Programa Avançado em Gestão Pública, no Insper. Possui experiência na área de sustentabilidade e mudanças climáticas. Já atuou na área de licenciamento ambiental, gestão de itens contratuais de licitação de empreendimentos na Região Metropolitana de São Paulo da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Fez parte da primeira turma da Especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, PECE/USP.
Administrativo-Financeiro

Mauricio Appolinário

Analista Administrativo Financeiro no Semeia, é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de gestão de pessoas.
Comunicação

Paola Bello

Gerente de Comunicação do Semeia, Paola é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialista em gestão da comunicação em mídias digitais, possui experiência na liderança de equipes multidisciplinares e no desenvolvimento de campanhas, iniciativas de engajamento público e advocacy.
Diretora Executiva

Renata Mendes

Bacharel em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), Renata possui vasta experiência em liderança e advocacy, destacando-se por sua atuação em projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Co-fundadora e diretora do movimento Pra Ser Justo, também ocupou o posto de diretora de Relações Institucionais e Governamentais na Endeavor Brasil, onde fundou a área de ESG e se dedicou à promoção de Diversidade e Inclusão no ecossistema de empreendedorismo e inovação brasileiro. Também atuou ativamente na defesa de bandeiras como reforma tributária e acesso a capital para empreendedores e foi reconhecida como Emerging Leader pelo Banco Santander e pela London School of Economics and Political Science (LSE) em 2021, destacando-se entre 125 mulheres de diversos países.
Projetos

Rodrigo Góes

Gerente de Projetos no Instituto Semeia, Rodrigo é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, atualmente se especializa em Gestão Pública pelo Insper. No Instituto Semeia, lidera a elaboração de estudos, pesquisas e análises de dados para aprimoramento e avaliação de parcerias para apoio a gestão de parques, fortalecimento do uso público e fomento ao desenvolvimento sustentável. Com atuação em projetos de parceria há mais de sete anos, Rodrigo também tem passagens nas prefeituras de São Paulo e Porto Alegre.
Projetos

Stefanie Saturnino

Analista de Projetos no Semeia, é graduada em Ciências Econômicas pela PUC-SP. Possui experiência na área de Parcerias Público-Privadas. Trabalhou na SP Parcerias, unidade de PPP’s do Município de São Paulo, atuando nos projetos de Iluminação Pública, Terminais de Ônibus Urbanos e Piscinões.
Crédito: MesquitaFMS / Getty Images

RELATÓRIOS ANUAIS

Navegue e clique para baixar nossos relatórios anuais.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico