Parque mais visitado do país é também o guardião da primeira floresta replantada do mundo

O trabalho durou cerca de 13 anos e envolveu o plantio de mais de 100 mil mudas. Saiba mais!

14/06/2022

A unidade é uma das maiores florestas urbanas e abriga quase quatro mil hectares de extensão de Mata Atlântica. Foto: Parque Nacional da Tijuca (RJ)/Rufio CC BY-NC-SA 2.0

Você sabia que o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das unidades de conservação mais visitadas do país? Só em 2019, antes das medidas de isolamento causadas pela Covid-19, foram quase 3 milhões de visitantes! 

Além de ser a casa de uma das principais atrações turísticas da capital fluminense, o Cristo Redentor, a área protegida carrega uma história muito especial: ela abriga e protege a primeira grande área reflorestada do mundo.

A história

Ao longo do século XVIII, o aumento da produção de carvão e do plantio de café provocou uma extensa destruição da vegetação do local, culminando também no comprometimento do abastecimento de água na cidade. 

Para assegurar as fontes hídricas, a coroa portuguesa desapropriou fazendas e decretou o plantio de árvores nas margens de todas as nascentes dos rios. Assim foi oficialmente fundada a Floresta da Tijuca!

Segundo o Plano de Manejo, esse trabalho durou cerca de 13 anos e envolveu o plantio de mais de 100 mil mudas.

Atualmente, o Parque Nacional da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, abrigando quase quatro mil hectares de extensão da Mata Atlântica.

Fontes: ICMBio e WikiParques.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico