Conheça o Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina

Paisagens exuberantes que registram as temperaturas mais frias do país e resguardam os últimos remanescentes de Mata de Araucária em Santa Catarina

22/07/2022

Foto: Rafael Sombrio

As imagens de neve caindo na Serra Catarinense já não são novidade para ninguém. A fama álgida dessa região vem de longa data e faz com que amantes do inverno e turistas de plantão viajem todos os anos para lá em busca de descanso e aventura. Na maior parte desses roteiros, o Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ) é parada obrigatória.

Primeiro parque nacional do estado, a unidade de conservação foi criada em 1961 para proteger o ecossistema típico do bioma Mata Atlântica e o patrimônio sociocultural do planalto sul catarinense e da encosta da Serra Geral. Sua área é formada por duas regiões bem distintas, chamadas localmente de “campos-de-cima-da-serra” e “serra abaixo”. 

A primeira abrange os municípios de Bom Jardim da Serra e Urubici e protege um dos últimos remanescentes da mata de araucárias em Santa Catarina. O “campos-de-cima-da-serra” é considerado um dos locais mais frios do Brasil, onde, segundo o gestor do parque, Paulo Santi da Silva, a temperatura já chegou a -10ºC. Já a “serra abaixo”, situada nos municípios de Orleans, Lauro Müller e Grão-Pará, é formada majoritariamente por florestas ou matas de encostas e registra clima mais quente, com temperaturas que podem chegar a 30°C no verão.

São Joaquim foi o primeiro Parque Nacional criado em Santa Catarina
Foto: Divulgação/Rafael Sombrio

Essa diversidade de ambientes abriga grande variedade de espécies de fauna e de flora, como a jaguatirica e o xaxim, este último uma espécie ameaçada de extinção. Além disso, o parque protege nascentes de importantes rios da região, formadores da bacia hidrográfica do Rio Canoas, afluentes do Rio Tubarão e as nascentes do Rio Pelotas, o principal formador do Rio Uruguai. Destaca-se ainda a importância do São Joaquim como área de recarga e extravasamento do Aquífero Guarani, o maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo.

Ecoturismo no parque

O principal destino dos visitantes que chegam no Parque Nacional de São Joaquim é o mirante do Morro da Igreja, um dos pontos mais altos do estado e de onde é possível avistar o monumento natural denominado Pedra Furada. A beleza do local fez com que ele se tornasse símbolo não só do parque, como de toda a serra catarinense.

Imagem do mirante do Morro da Igreja, um dos pontos mais altos de Santa Catarina. | Foto: Divulgação/ICMBio

Para chegar até lá, é necessário solicitar uma autorização prévia do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que tem uma sede no município de Urubici. Atualmente não há cobrança para o acesso (via automóvel) ao atrativo e o horário de funcionamento é das 8 às 17 horas.

“Os municípios ao redor registraram um aumento muito grande na taxa de visitação nos últimos anos por conta da busca por esse turismo do frio, e isso acaba também sendo um potencializador do ecoturismo dentro do parque. Por isso, além do mirante do Morro da Igreja, investimos para disponibilizar atividades para todos os públicos, de crianças a montanhistas”, ressalta o gestor, Paulo Santi.

Além do mirante, é possível percorrer uma série de trilhas de belas paisagens, que apontam testemunhos arqueológicos da etnia Jê e vestígios da passagem de tropeiros na região. Confira abaixo as opções que o parque oferece:

Trilha da Pedra Furada

Caminho mais percorrido do parque, a trilha da Pedra Furada possui aproximadamente 6 quilômetros de extensão, ida e volta. Para andar por lá, é obrigatória a contratação de um(a) condutor(a) de turismo credenciado(a) pelo PNSJ. Existe o limite de 10 pessoas por condutor, sendo permitidos apenas 3 grupos por dia. A duração média do percurso é de 5 horas.

Vista da Pedra Furada a partir do mirante do Morro da Igreja. | Foto: Divulgação/Halley Pacheco de Oliveira

Estrada e Recanto Santa Bárbara

A região conhecida como “Campos de Santa Bárbara” é formada por matas de araucárias, morros, rios e quedas-d’água, e possui vestígios históricos do tropeirismo, com ocorrência de muros de taipas e de um cemitério. De lá partem trilhas de curto, médio e longo percurso. Atualmente são oferecidas 5 trilhas no Recanto Santa Bárbara, nenhuma com necessidade de agendamento prévio: 

Trilha da Goiabinha, com extensão aproximada de 1 quilômetro (somente ida), até chegar na cachoeira do Xaxim;
Trilha da Cascatinha, com 2 quilômetros (somente ida) de extensão, que leva até a queda d’água Cascatinha. No trajeto também é possível percorrer o Caminho das Araucárias, seguindo em direção ao antigo Cemitério Histórico e Morro do Baú;
Trilha das Três Quedas, com extensão de 4 quilômetros (somente ida), chegando em Três Quedas com possibilidade de banho de rio;
Trilha dos Guardiões Mirins, um trajeto curto, de aproximadamente 1 quilômetro (ida e volta) até o leito do Rio Morro Grande, apropriado para atividades com crianças. 

Trilha das Nascentes do Rio Pelotas

O caminho leva até um mirante natural para o vale do Morro da Igreja, de onde pode-se observar a Pedra Furada por um ângulo diferente ao do mirante do Morro da Igreja. O visitante percorre cerca de seis quilômetros (ida e volta). A caminhada passa pela região das nascentes do rio Pelotas, um dos principais rios do sul do país. O acesso à entrada da trilha passa pelo portal de controle do ICMBio, sendo necessária a realização de agendamento prévio e autorização junto à gestão do parque.

Trilhas passam por resquícios de tropeiros e povos tradicionais da etnia Jê. Foto: Divulgação/Germano Roberto Schüür

Travessia Morro da Igreja/Rio do Bispo

O percurso é parte do Caminho das Araucárias e possui cerca de 13 quilômetros na área interna do Parque Nacional de São Joaquim. Ele combina trechos de estradas antigas, onde já não circulam mais veículos, com trilhas em matas e áreas de campo nativo. Há necessidade de autorização prévia do ICMBio.

Trilha de longo percurso

O Parque Nacional de São Joaquim integra o Caminho das Araucárias, que faz parte do trajeto de longo curso do corredor litorâneo, um dos 5 grandes corredores da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Hoje, 3 das trilhas possuem trechos que fazem parte do Caminho das Araucárias: Trilha Nascentes do Rio Pelotas, Circuito Santa Bárbara e Travessia Rio do Bispo/Morro da Igreja.

Acesso ao parque é feito pelo município de Urubici Foto: Divulgação/Germano Roberto Schüür

Como chegar no Parque São Joaquim

O acesso ao parque pode ser realizado por via aérea e terrestre. Por via terrestre, o acesso ao município de Urubici pode ser realizado a partir da capital do estado, Florianópolis. O caminho mais curto (160 km) se dá utilizando-se a rodovia BR 282, sentido Lages.

Por via aérea, utiliza-se o aeroporto de Lages (Aeroporto Antônio Correia Pinto de Macedo ou Aeroporto Federal de Lages), localizado a cerca de 110 km de Urubici. Também há a possibilidade de utilizar o aeroporto de Florianópolis (Aeroporto Hercílio Luz ou Aeroporto Internacional de Florianópolis), localizado a cerca de 160 km de distância do município.

ESFERA ADMINISTRATIVA

Federal

DATA DE CRIAÇÃO:

6 de julho de 1961

ESTADO:

Santa Catarina

MUNICÍPIOS:

Bom Jardim da Serra, Urubici, Orleans, Lauro Müller e Grão-Pará

BIOMA:

Mata Atlântica

ÁREA TOTAL:

49.800 hectares

INFORMAÇÕES SOBRE A VISITAÇÃO

ENTRADA

Gratuita

FUNCIONAMENTO:

8h às 17h

Aproveite o inverno para conhecer as belezas do Parque Nacional de São Joaquim!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico