Descubra quatro motivos para praticar ecoturismo no Brasil

Além de favorecer a conservação ambiental, a atividade gera impacto positivo em setores como economia e saúde

06/07/2022

Ecoturistas durante trilha no Pico Paraná, no município de Campina Grande do Sul (PR). Foto: Reprodução Trilhando Montanhas

Fatores como isolamento social, restrições sanitárias e a impossibilidade de praticar atividades externas com frequência durante a pandemia de Covid-19 despertaram na população o desejo de intensificar hábitos ligados à saúde e ao contato com a natureza.

Nesse sentido, o ecoturismo é uma ótima opção, pois além de oferecer infraestrutura para a prática desse estilo de vida, possibilita o descobrimento do patrimônio natural e cultural brasileiro de forma sustentável, pessoal e intimista.

A seguir, confira quatro motivos para incluir o ecoturismo em sua próxima viagem pelo Brasil:

Placa indica opções de atividades no Parque Nacional de Brasília (DF)
Foto: Mercado Viagens/CC BY 2.0

1. A natureza aproxima e estimula o desenvolvimento de relações

Sem a interferência de elementos urbanos e tecnológicos, os visitantes descobrem novas formas de interação e colaboração. A prática de atividades em meio a natureza, como caminhadas, refeições coletivas e observação da fauna e flora estimulam o compartilhamento de afinidades, saberes e aprendizados. Além de conhecer mais sobre os membros que integram o seu próprio grupo, o viajante acaba se relacionando também com outras pessoas e com o meio ambiente.

Quem viaja sozinho encontra na experiência uma oportunidade de trabalhar o autoconhecimento. Com a família ou entre amigos, a prática do ecoturismo intensifica conexões e pode se tornar até mesmo um programa recorrente para os grupos, uma atividade a ser realizada com frequência pelos envolvidos.

2. O turismo sustentável promove a conservação dos parques naturais

O ecoturismo incentiva os visitantes a aprender sobre sustentabilidade e conservação enquanto conhecem e interagem com o próprio ambiente. O entendimento de que a natureza pertence a todos figura como premissa para a realização deste tipo de atividade turística. A partir do sentimento de responsabilidade, as pessoas têm a oportunidade de entender seus impactos ambientais e buscar minimizá-los em suas ações.

Prática de atividades em meio a natureza estimulam o compartilhamento de saberes e aprendizados
Foto: Alexandre Macieira Riotur Fotos Públicas

3. Atividades ao ar livre trazem benefícios à saúde

O contato direto com a natureza pode contribuir para que novos hábitos saudáveis sejam adotados. A exposição aos espaços verdes e suas atrações naturais também é capaz de despertar o estímulo à prática de exercícios físicos que não seriam tão atrativos em um ambiente fechado. Além de significativa evolução no condicionamento e na imunidade, as atividades ao ar livre proporcionam melhoras em aspectos como memória, sono, aprendizado e sociabilidade, podendo reduzir até mesmo sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e estresse em adultos e crianças.

4. O crescimento do ecoturismo em parques traz impactos positivos para comunidades locais

Desde que aconteça de maneira ordenada e respeitando os princípios do ecoturismo, o aumento das atividades em parques naturais tem o potencial de gerar cerca de um milhão de novos empregos e um acréscimo de 36 a 44 bilhões de reais ao PIB brasileiro. Essa projeção faz parte de uma pesquisa do Semeia, que também investiga o potencial do patrimônio natural nacional.

Do ponto de vista socioeconômico, a popularização do turismo sustentável promove importantes avanços coletivos e individuais em uma extensa cadeia produtiva de agentes relacionados aos passeios e visitações dos parques brasileiros. Esse desenvolvimento se estende, por exemplo, a moradores de comunidades que vivem ao redor das unidades de conservação, profissionais que garantem a proteção e manutenção das áreas verdes, motoristas, guias turísticos, funcionários de pousadas, hotéis, restaurantes, agências de turismo, companhias aéreas e rodoviárias, além de instituições públicas municipais, estaduais e federais.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico