Parque mais visitado do país é também o guardião da primeira floresta replantada do mundo
O trabalho durou cerca de 13 anos e envolveu o plantio de mais de 100 mil mudas. Saiba mais!
14/06/2022
A unidade é uma das maiores florestas urbanas e abriga quase quatro mil hectares de extensão de Mata Atlântica. Foto: Parque Nacional da Tijuca (RJ)/Rufio CC BY-NC-SA 2.0
Você sabia que o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, é uma das unidades de conservação mais visitadas do país? Só em 2019, antes das medidas de isolamento causadas pela Covid-19, foram quase 3 milhões de visitantes!
Além de ser a casa de uma das principais atrações turísticas da capital fluminense, o Cristo Redentor, a área protegida carrega uma história muito especial: ela abriga e protege a primeira grande área reflorestada do mundo.
A história
Ao longo do século XVIII, o aumento da produção de carvão e do plantio de café provocou uma extensa destruição da vegetação do local, culminando também no comprometimento do abastecimento de água na cidade.
Para assegurar as fontes hídricas, a coroa portuguesa desapropriou fazendas e decretou o plantio de árvores nas margens de todas as nascentes dos rios. Assim foi oficialmente fundada a Floresta da Tijuca!
Segundo o Plano de Manejo, esse trabalho durou cerca de 13 anos e envolveu o plantio de mais de 100 mil mudas.
Atualmente, o Parque Nacional da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, abrigando quase quatro mil hectares de extensão da Mata Atlântica.
Fontes: ICMBio e WikiParques.