Serra da Mantiqueira: um tesouro natural brasileiro para turismo de natureza

A diversidade natural, os recursos hídricos e a sua cadeia montanhosa única fazem da Serra da Mantiqueira um patrimônio natural brasileiro.

03/07/2023

Parque Estadual Serra do Papagaio - Dante Cavalhero

É até difícil começar a escrever sobre a Serra da Mantiqueira. Basta uma pesquisa rápida na internet para entender a magnitude deste que é um dos mais abundantes e importantes ecossistemas do Brasil e – por que não? – de todo o planeta.

Localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa com aproximadamente 500km de extensão. De natureza exuberante, não por acaso ela abriga importantes parques do país, como o Parque Estadual de Campos do Jordão-SP, o Parque Estadual da Serra do Papagaio-MG e o Parque Nacional do Itatiaia (MG/RJ).

Com diversos atrativos que combinam a conservação do meio ambiente e a visitação, a Serra da Mantiqueira é um patrimônio natural do Brasil. Vamos conhecer um pouco mais deste paraíso?

Por que a Serra da Mantiqueira é tão importante para o meio ambiente?

Diversidade natural, fauna e flora exuberantes, recursos hídricos únicos, florestas, matas e a sua cadeia montanhosa única – que reúne pelo menos 5 dos principais picos do país (leia mais abaixo). É uma região que pode ser considerada como cenário ideal para uma imersão natural.

Dentre tudo o que o território engloba, três dados apresentam um raio-x bastante claro para o que estamos dizendo.

O primeiro deles é que em 2013 a Serra da Mantiqueira foi eleita uma das 8 áreas protegidas insubstituíveis do planeta Terra. O ranking foi realizado pela União Internacional de Conservação da Natureza, publicado na revista Science.

Isso mostra o tamanho do tesouro natural da região, mas é ainda mais do que isso: a Serra da Mantiqueira é parte fundamental da Mata Atlântica, que está entra as 7 Reservas da Biosfera brasileiras de acordo com a UNESCO. O que isso significa? Que a área é uma ferramenta de conservação importantíssima para o planeta, incluindo aí pesquisas, gerenciamento de ecossistemas e educação ambiental.

Para completar este hipotético pódio de importância global, a Serra da Mantiqueira é considerada uma das maiores províncias de água mineral do mundo, pela qualidade e quantidade dos recursos hídricos do território. São milhares de nascentes, que formam alguns dos rios mais importantes do país – como o Paraíba do Sul e o Jaguari.  

As águas da Mantiqueira abastecem uma parte significativa da região Sudeste, a mais populosa do Brasil. Só por esse exemplo já fica clara a importância da conservação da área.

Com atrativos que combinam a conservação do meio ambiente e a visitação, a Serra da Mantiqueira é um patrimônio natural do Brasil. Foto: Gilcimar Soares Liberato

Turismo de natureza na Serra da Mantiqueira

Que o local representa um dos mais importantes ecossistemas brasileiros, a primeira parte deste texto já mostra isso. Mais do que uma importante cadeia montanhosa da Mata Atlântica, a Serra da Mantiqueira tem uma importância imensa para a ecologia e para o meio ambiente como um todo.

Um dos pontos positivos citados por quem visita a Mantiqueira é o clima ameno. Muito disso se deve às altitudes da região, que variam entre 1.000 e quase 3.000m. Seja em montanhas ou em atividades de trilhas, o território é um prato cheio para turistas de natureza dos mais diversos tipos. Vejamos abaixo algumas das modalidades:

Montanhismo: não há como negar, é uma atividade que salta aos olhos. A Mantiqueira conta com pelo menos 5 dos picos mais altos e famosos do Brasil. São eles, pela ordem:

– Pedra da Mina, com 2.798m

– Pico das Agulhas Negras, com 2.790m

– Morro do Couto, com 2.680m

– Pedra do Sino de Itatiaia, com 2.670m

– Pico dos Três Estados, com 2.665m

A Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia é um excelente lugar para a prática do montanhismo, com trilhas, travessias e escaladas.

O Pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia, é um dos mais altos do Brasil. Foto: Marcelo de Podestá

Turismo com crianças: é comprovado cientificamente que o contato com a natureza traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Que tal estimular isso desde a infância? A Serra da Mantiqueira, por tudo o que já dissemos aqui, é uma excelente opção.

Para quem mora na região ou para quem for viajar, o território conta com uma gama enorme de atrativos para crianças e adolescentes. Três locais especiais são os parques que citamos no começo do texto!

O Parque Estadual de Campos do Jordão, também conhecido como Horto Florestal, conta com estrutura completa e atividades como trenzinho, pedalinho e arvorismo que estimulam o contato das crianças com a natureza. O Parque Nacional do Itatiaia também conta com diversas atividades que podem ser praticadas pelos pequenos, como banhos de cachoeira e áreas para piquenique. O entorno do Parque da Serra do Papagaio também tem cachoeiras.

Passeio de trenzinho no PECJ agrada visitantes que procuram por uma experiência mais tranquila. Foto: Iago Batista/Instituto Semeia

Nos 3 parques é possível fazer trilhas e caminhadas com observação de fauna e flora, aproximando o contato dos jovens com o meio ambiente.

Caminhada de longo curso: trilhas com caminhadas e caminhadas de longo curso não faltam por toda a Serra da Mantiqueira. Aqui, vale destacar uma delas, que abarca a região de maneira ampla: a Trilha Transmantiqueira. Com 1,2km de extensão, ela começa no Horto Florestal de São Paulo, passa pelo Parque Estadual da Serra do Papagaio e traz um pouco de tudo o que falamos aqui neste texto, percorrendo esta que é uma das mais importantes cadeias montanhosas do Brasil.

Curiosidades da Serra da Mantiqueira

Para finalizar este texto, trazemos algumas curiosidades sobre a Serra da Mantiqueira.

A origem do nome: não poderia ser mais brasileiro. O termo “mantiqueira” tem origem em um dos povos originários do nosso país, o tupi. É a união de duas palavras: amana (que quer dizer chuva) e tykyra (que quer dizer gota. Ou seja, o nome significa “gota de chuva” – remetendo claramente à abundância hídrica).

Surgimento da serra: muito provavelmente se remete a partir de movimentos das placas tectônicas no período Paleoceno, que também formaram a Serra do Mar. Naquela época, as colisões geraram o que depois veio a ser a Serra da Mantiqueira.

Percentual em cada estado: como vimos neste texto, a Serra da Mantiqueira se divide em 3 estados brasileiros. Cerca de 60% dela está em Minas Gerais, aproximadamente 30% em São Paulo e os outros 10% pertencem ao estado do Rio de Janeiro.   

Como é possível compreender, a Serra da Mantiqueira tem uma representatividade enorme para a biodiversidade brasileira. Conhecer, entender e cuidar dela é dever de todos nós. Para que ela continue sendo o que é: uma maravilha natural dentro do nosso quintal.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico