Biodiversidade pode ser aliada do turismo de natureza em áreas protegidas

Benefícios dessa relação são comprovados em pesquisa realizada por estudiosos dos Estados Unidos. Confira!

05/06/2021

Foto: Parque Nacional do Catimbau (PE) / Guilherme Jofili CC BY 2.0.

Cada vez mais as áreas protegidas têm se projetado como um importante instrumento de proteção da biodiversidade, além de ser um dos principais destinos para a realização do turismo de natureza, uma prática que estimula a conscientização ambiental e a valorização do nosso patrimônio natural.

E para entender mais a fundo esse contexto, esta edição de Parques&Sociedade traz em perspectiva uma investigação que analisou, em âmbito mundial, a relação entre a conservação da biodiversidade e a prática do turismo realizado nessas áreas. O artigo se baseia no estudo Global relationships between biodiversity and nature-based tourism in protected areas, produzido por pesquisadores da Michigan State University, dos Estados Unidos, e publicado pelo Journal Ecosystem Service, em 2018.

A partir de indicadores relacionados às características das áreas protegidas – como a categoria de manejo e a diversidade de espécies nativas – e aos aspectos do entorno dessas áreas – a exemplo da densidade populacional e do Produto Interno Bruto per capita -, a pesquisa revela que a biodiversidade presente nesses espaços e o engajamento da comunidade local desses territórios influencia, significativamente, na atratividade do turismo de natureza em áreas protegidas.

Clique na imagem abaixo e baixe o conteúdo completo!

A imagem mostra a capa da edição 10 da série de conteúdo do Semeia, Parques & Sociedade, que aborda a relação entre biodiversidade e o turismo de natureza em áreas protegidas.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico