Saiba mais sobre o ACHUNAS - instrumento que permite avaliar as experiências das crianças em áreas verdes

Construído a partir da vivência de profissionais que atuam com foco nas relações entre infância e natureza em 22 países, o modelo é apresentado em edição especial de Parques&Sociedade. Confira!

05/06/2021

Metodologia permite identificar as habilidades e os aprendizados adquiridos a partir da interação entre criança e natureza. Foto: Floresta da Tijuca (RJ) / Acervo: Programa Criança e Natureza.

Especialistas de diversas áreas de conhecimento já alertam para a necessidade de estimular, cada vez mais, o contato das crianças com a natureza. Isso porque a conexão com as áreas verdes, desde a primeira infância, pode gerar benefícios tanto no presente quanto no futuro das crianças, atuando positivamente para o seu desenvolvimento, além de estimular, na vida adulta, atitudes mais alinhadas com a proteção do meio ambiente.

Nesse sentido, é fundamental que profissionais que atuam na promoção dessa relação possam contar com instrumentos que identifiquem como as atividades desenvolvidas em ambientes naturais contribuem à construção e ao fortalecimento do vínculo entre infâncias e natureza. Pensando nisso, a série de conteúdo Parques&Sociedade traz um artigo que propõe uma metodologia de avaliação das experiências das crianças em áreas verdes, o ACHUNAS (Assessment Framework for Children’s Human Nature Situations).

O estudo foi desenvolvido por especialistas da Suécia e publicado originalmente em 2018, na revista Frontiers in Psychology. Na prática, o modelo proposto permite identificar as habilidades e os aprendizados adquiridos a partir dessa interação, além de acompanhar a evolução dessa conexão ao longo do tempo.

A produção desta edição de Parques&Sociedade contou ainda com o apoio especial do programa Criança e Natureza, realizado pelo Instituto Alana e referência na promoção de iniciativas que aproximam as crianças e suas famílias das áreas naturais brasileiras.

Clique na imagem abaixo e baixe o conteúdo completo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico