Semeia é vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024

Com a iniciativa “Valorização e aprimoramento da gestão de parques, naturais e urbanos, no Brasil”, a instituição levou o prêmio na categoria Gestão/Governança

11/11/2024

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) promoveu no último sábado (9), em Gramado (RS), a cerimônia de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024. Esta premiação pioneira no setor de turismo é reconhecida nacional e internacionalmente por sua contribuição no incentivo à adoção de práticas sustentáveis em todas as esferas do turismo brasileiro.

Com mais de uma década de existência, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi o primeiro no Brasil a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), logo em sua criação, em 2012. Seu principal objetivo é reconhecer e dar visibilidade às melhores práticas sustentáveis no turismo, considerando não apenas aspectos ambientais, mas também sociais, culturais e econômicos, além da gestão e governança das iniciativas premiadas.

O Instituto Semeia foi uma das instituições que recebeu o prêmio na categoria Gestão/Governança por sua iniciativa “Valorização e aprimoramento da gestão de parques naturais e urbanos no Brasil”. Desde 2011, a instituição apoia governos a cuidar de parques, visando o fortalecimento da gestão desses espaços e a disseminação dos benefícios que promovem, para assim, despertar na população brasileira o sentimento de orgulho por essas áreas. 

A atuação do Semeia baseia-se no ciclo virtuoso das unidades de conservação: parques bem conservados e bem geridos não apenas conservam a biodiversidade e o patrimônio natural, mas também geram impactos socioeconômicos positivos, atraindo mais visitantes e engajando as comunidades locais na proteção e cuidado com esses espaços.

“A conquista deste prêmio é um reflexo do nosso compromisso com a transformação dos parques em verdadeiros motores de desenvolvimento sustentável. O Semeia acredita que a gestão eficiente dessas áreas pode gerar benefícios significativos, não só para o meio ambiente, mas também para as pessoas e as comunidades ao redor”, afirma Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.

Ao todo, 10 iniciativas foram premiadas em 2024, das mais de 80 que se inscreveram. Todas as instituições passaram por um rigoroso processo de seleção, em que detalharam seus projetos, resultados alcançados e impactos gerados. Foram avaliados critérios como a aderência ao tripé da sustentabilidade — ambiental, social e econômico/cultural — e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

“Para o Semeia, o prêmio motiva ainda mais a nossa luta por melhores parques para as pessoas, para o Brasil e para o planeta. Acreditamos que cada vez mais as unidades de conservação devem ser vistas como espaços de oportunidade, capazes de promover bem-estar, educação ambiental e, claro, desenvolvimento sustentável. Nosso compromisso é continuar fortalecendo a gestão desses parques, garantindo que se tornem exemplos de conservação e de promoção de uma vida mais saudável e justa”, finaliza Mendes.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico