Conheça o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha

Unidade de conservação é conhecida pelo seu banco de areia natural que surge no meio do mar durante a maré baixa

11/04/2022

Em um pequeno trecho litorâneo do estado da Paraíba, especificamente no município de Cabedelo, é possível encantar-se com o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. Conhecida especialmente por revelar um banco de areia de dois quilômetros de comprimento durante a maré baixa, a área conta com piscinas naturais de água cristalina e uma grande biodiversidade, o que contribuiu para que se tornasse a primeira unidade de conservação do litoral paraibano totalmente marinha.

São 231 hectares voltados à proteção de, pelo menos, nove espécies de corais e tipos de esponja-do-mar, além de 41 espécies de moluscos, 31 de crustáceos, 55 de peixes e outros grupos da fauna recifal”, ressalta a gestora da unidade, Maria Christina Vasconcelos, que administra o parque desde 2016.

Ela ainda explica que, além da conservação de toda essa biodiversidade, a criação do parque objetivou, também, promover na área o uso público de maneira sustentável.  “Por conta da biodiversidade marinha, o parque atrai centenas de pessoas interessadas em um turismo de contemplação, ecológico e de aventura”, ressalta Maria Christina.

Destino ideal para quem busca lazer à beira-mar

O acesso ao Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha pode ser feito por meio de catamarãs e lanchas que saem das diversas marinas de Cabedelo ou de João Pessoa. Para quem curte atividades e/ou esportes aquáticos, é possível chegar ao local praticando stand-up-paddle ou por meio de caiaques, que podem ser alugados nas praias do entorno. 

Durante a maré baixa, os visitantes conseguem desembarcar em uma ilha formada pelo banco de areia no centro do parque. De lá, são agraciados com uma vista panorâmica da costa paraibana. Já o entorno da ilha, com suas piscinas naturais de águas calmas e translúcidas, é um ambiente perfeito para a prática de mergulho, pois permite a observação dos recifes de corais e das diversas espécies de animais existentes na região.

Quem decide nos visitar pode esperar por uma unidade de conservação única, que envolve experiências, vivências e belas paisagens em um só lugar. É uma reconexão com a natureza mesmo, com o mar e todo o seu ecossistema”, garante Maria Christina Vasconcelos.

Motor do turismo local

O Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha impulsiona a economia local por meio de atividades turísticas que envolvem passeios de barcos e aluguel de lanchas, vendas de artesanatos e gastronomia.

ESFERA ADMINISTRATIVA

Estadual

DATA DE CRIAÇÃO:

28 de agosto de 2000

ESTADO:

Paraíba

MUNICÍPIOS:

Cabedelo

BIOMA:

Marinho

ÁREA TOTAL:

231 hectares

INFORMAÇÕES SOBRE A VISITAÇÃO

ENTRADA

Gratuita

FUNCIONAMENTO:

Todos os dias, das 8h às 16h30, com maré até 0,9m

MAIS INFORMAÇÕES:

+55 (83) 3221-6161

[email protected]

A unidade é mais movimentada no verão, entre dezembro e março. Embora não disponha de uma metodologia para contabilizar o número de visitantes, a gestora Maria Christina diz que o parque recebe um grande contingente de turistas, sendo a maioria do próprio estado.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico