Visitação noturna permite que turistas conheçam parques naturais sob uma nova perspectiva

Desde março, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece opções de trajetos noturnos. Confira dicas para realizar sua primeira visita sob a luz da lua

16/05/2022

Céu de primavera no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Foto: Danilo Curado/CC BY-SA 4.0

Centenas de cursos d’água, rochas e espécies da fauna e flora local formam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Criada em 1961, a unidade de conservação que protege as belas paisagens características do cerrado brasileiro tem como principais objetivos, além da conservação ambiental, a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

Dentro do parque, eleito Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, visitantes podem realizar trilhas e caminhadas utilizando as mesmas rotas que costumavam ser percorridas por garimpeiros em um passado não tão distante. Contemplação da biodiversidade, banhos de rio e de cachoeira, canionismo, escalada e observação astronômica estão entre as atividades mais praticadas.

Desde 31 de março, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros oferece também uma nova programação. De quinta a sábado, das 20h às 6h, grupos de até seis pessoas podem percorrer roteiros noturnos especiais, desde que na companhia de um guia credenciado. O ponto de partida é o centro de visitantes e a saída é obrigatória até as 18h do dia seguinte.

Por meio da iniciativa, a gestão busca diversificar as experiências oferecidas aos turistas e contribuir ainda mais com o desenvolvimento socioambiental da região. Neste primeiro momento, apenas os percursos Saltos, Carrossel, Corredeiras e Seriema podem ser realizados durante o período noturno, mas já existem planos para que mais opções de datas e roteiros sejam implementados no futuro.

Os trajetos disponíveis variam entre 800 metros e 11 quilômetros (ida e volta), com duração média de 90 minutos a oito horas. A trilha Seriema é leve, sendo recomendada para pessoas com dificuldade de locomoção, idosos, grávidas e crianças. Já os visitantes que optarem pela experiência que reúne os percursos Saltos, Carrossel e Corredeiras devem ter bom condicionamento físico para enfrentar terrenos pedregosos, subidas íngremes e uma dificuldade moderada superior. A possibilidade de observar como a natureza da região se comporta sob o luar e a vista da Chapada dos Veadeiros ao amanhecer são as maiores recompensas para quem topar o desafio.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico