Conheça trilhas de longo curso que atravessam parques brasileiros

14/09/2022

Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso já catalogou 40 travessias por todo o Brasil. Foto: Divulgação/Ricardo Câmara

As trilhas de longo curso (TLCs) são aquelas que, devido a sua extensão, exigem mais de um dia de caminhada para serem concluídas. Além de estimular o turismo de natureza e proteger rotas de interesses naturais, culturais e históricos, elas podem ser instrumentos de conservação da biodiversidade ao possibilitar a formação de corredores ecológicos entre as unidades de conservação. Por todo o Brasil, existem atualmente cerca de 40 TLCs cadastradas pela Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Considerando o longo trajeto de uma trilha desta modalidade, estes são percursos que devem ser escolhidos por pessoas que já têm experiência em trilha e montanhismo. É o que recomenda Pedro Menezes, diretor da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e criador da Trilha Transcarioca. “Para quem é iniciante, comece por trilhas menores, de algumas horas; inicie pequeno e, aos poucos, vá avançando”, recomenda.

Transcarioca foi a primeira trilha de longo curso implementada no Brasil
Foto: Patricia Turano/CC BY-SA 4.0

Além disso, Menezes também ressalta a necessidade de sempre procurar orientação antes e ao longo do trajeto. “É importante ter autoconhecimento sobre suas dificuldades, saber ler o terreno com confiança e dispor de equipamentos adequados, como kit de primeiros socorros, roupas e calçados. Para quem está começando, procure um clube de montanhismo, já que essa é uma boa porta de entrada para a modalidade, complementa o profissional. 

Confira a seguir 5 trilhas de longo curso que atravessam unidades de conservação espalhadas pelo país:

Transcarioca – Rio de Janeiro

Primeira TLC implementada no Brasil, a Transcarioca se estende por 180 quilômetros e percorre 9 unidades de conservação. Cruzando todo o município do Rio de Janeiro, a travessia, dividida em 25 trechos, vai de Barra de Guaratiba até o Morro da Urca. “Ela foi pensada para atravessar os lugares mais bonitos que a cidade oferece e fazer desvios que levam os trilheiros até cachoeiras e ruínas históricas, passando por montanhas, praias, rios e mata fechada no caminho”, afirma Menezes.

Caminho das Ararunas Paraíba

Abrangendo 5 unidades de conservação da Caatinga, entre elas o Parque Estadual Pedra da Boca, a TLC possui 110 quilômetros e pode ser percorrida em cerca de 5 ou 6 dias. O percurso atravessa vales e cânions de até 550 metros de altura, além de sítios arqueológicos e ruínas históricas.

Inaugurada em 2021, a primeira trilha de longo curso da Paraíba cruza 3 municípios e possui uma vista para o estado do Rio Grande do Norte.

Cora Coralina Goiás

O percurso de 300 quilômetros passa por 8 povoados, 5 cidades e 3 unidades de conservação unindo história, natureza e cultura. Tendo o Cerrado como cenário, conta com mais de 40 pontos de apoio para os caminhantes. O seu nome é uma homenagem a poetisa goiana nascida e criada na região. Ao longo do caminho, é possível encontrar placas com alguns de seus poemas. O marco zero da trilha de longo curso é na cidade de Corumbá de Goiás, e o ponto final está localizado em Cidade de Goiás.

Caminhos das AraucáriasSanta Catarina e Rio Grande do Sul

A trilha de 600 quilômetros pelo sul do país tem o objetivo de conectar o Parque do Caracol (RS) e o Parque Nacional de São Joaquim (SC). Pelo caminho, ela cruza 8 unidades de conservação e 17 municípios. 

Além de entrar em contato com a biodiversidade da Mata Atlântica, o visitante pode passar por cachoeiras, grutas e mirantes. As cidades possuem ótima infraestrutura para receber os viajantes.

Transmantiqueira – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Com 1,2 mil quilômetros de extensão, a trilha percorre a Serra da Mantiqueira, uma das principais cadeias montanhosas do sudeste do país e definida pelo Ministério do Meio Ambiente como prioritária para a conservação da Mata Atlântica. 

Seu caminho cruza mais de 40 municípios e integra mais de 30 unidades de conservação.  O trajeto começa no Horto Florestal de São Paulo (Parque Estadual Alberto Lofgren) e se bifurca em dois caminhos a partir do Parque da Serra do Papagaio (MG). O ramal oeste termina na Janela do Céu, dentro do Parque Estadual do Ibitipoca (MG). Já o ramal norte vai até o município de Itumirim (MG). Para completar o trajeto, estima-se 70 dias de caminhada. 

Para saber mais sobre trilhas de longo curso antes de planejar a sua próxima viagem, acesse o site da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico