Três livros para entender mais sobre unidades de conservação

A equipe do Semeia elencou três obras fundamentais para quem quer saber sobre a importância e o valor dessas áreas

25/04/2022

Foto: Pixabay

O Brasil possui 2.598 Unidades de Conservação, que cobrem 18% do território continental e 26% das áreas marinhas do país. São mais de 2,55 milhões de km² de espaços protegidos – o equivalente a quase toda a extensão da Argentina (2,78 milhões de km²). 

Importantes para a conservação da biodiversidade e para a valorização dos povos tradicionais, as UCs também têm o potencial de contribuir para a geração de oportunidades de  emprego, renda, lazer, saúde e bem-estar para brasileiras e brasileiros

Ainda temos desafios a serem superados para que todo esse potencial seja atingido no país, entre eles a maior conscientização da população sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel socioeconômico desses espaços.

Para entender melhor sobre as Unidades de Conservação, o Semeia indica três livros com foco nas demarcações brasileiras. Confira abaixo:

1. Quanto vale o Verde? A importância econômica das unidades de conservação brasileiras

 

Quais as vantagens e as oportunidades econômicas decorrentes da existência das unidades de conservação no Brasil? É esta a pergunta que o livro “Quanto vale o Verde? A importância econômica das unidades de conservação brasileiras” busca responder, com uma série de análises de especialistas na área. Produzida pela Coalizão Pró-UC, a publicação aponta que investir na melhoria e ampliação das unidades de conservação pode ser uma forma de obter retornos econômicos e sociais significativos e possivelmente superiores aos valores alocados na manutenção dessas áreas.

2. Unidades de Conservação no Brasil: O caminho da gestão para resultados

Para que as UCs desenvolvam seus potenciais, é necessário  um sistema de gestão adequado. Essa é a premissa da segunda indicação, o livro “Unidades de Conservação no Brasil: O caminho da gestão para resultados”. Após dez anos vivenciando experiências práticas de gestão em unidades de conservação, Marcos Antônio Reis Araújo, Cleani Paraíso Marques e Rogério Fábio Bittencourt Cabral lançaram-se a campo para reconstituir os caminhos pelos quais as UCs se transformaram em instrumentos decisivos para a manutenção de áreas naturais fundamentais à biodiversidade. Nesse caminho, trazem contribuições de diversos especialistas para o debate que aproxima a conservação do desenvolvimento.

3. Gestão de unidades de conservação: compartilhando uma experiência de capacitação

Para completar essa reflexão sobre as unidades de conservação brasileiras, a sugestão é o livro “Gestão de unidades de conservação: compartilhando uma experiência de capacitação”, que traz mais de 15 artigos baseados no desenvolvimento do Curso Introdutório de Gestão de Unidades de Conservação na Amazônia, realizado pelo Instituto Ipê e pela WWF-Brasil. Ao longo de seis anos de formação, a equipe formou mais de 420 profissionais  para atuação, direta ou indireta, em 184 unidades de conservação de todos os estados da Amazônia Legal.

As indicações acima são ótimas opções para mergulhar no universo das unidades de conservação brasileiras, mas você também pode se aprofundar na temática de forma gratuita consultando as publicações do Semeia. Clique aqui e confira!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico