Saiba mais sobre a história do primeiro parque nacional do Brasil!

Além de explorar as origens dessa unidade de conservação, o episódio conta com uma entrevista especial com Dudu Cotrim, guia do parque há 15 anos. Confira!

28/01/2022

Foto: Misstetei_CC BY-SA 3.0

O quinto episódio do podcast “Te conto de um parque” nos conduz a uma viagem pela história do primeiro parque nacional brasileiro: o Itatiaia. Essa área natural protegida fica localizada na Serra da Mantiqueira, estendendo-se por municípios do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. 

Como nos conta a jornalista Paulina Chamorro, o nome “Itatiaia” não foi por acaso. A denominação foi criada pelos povos indígenas Tupi-Guarani e quer dizer pedra cheia de pontas, alusão direta às paisagens da região. O relevo do parque é marcado por elevações, com destaque para o Pico das Agulhas Negras, considerado o quinto ponto mais alto do Brasil, com 2.791 metros. Na região, também se encontram outros atrativos famosos e procurados pelos amantes de aventura na natureza, como o Maciço das Prateleiras, a Pedra do Altar e o Vale do Aiuruoca.

Outra característica marcante do parque é o papel fundamental que desempenha na proteção de nascentes que dão origem a 12 bacias hidrográficas do Brasil e nutrem outras duas importantes bacias  do país: a do Rio Grande e a do Rio Paraíba do Sul. 

O Parque Nacional do Itatiaia também é guardião de um dos biomas mais biodiversos do mundo: a Mata Atlântica. Tamanha exuberância e diversidade de fauna e flora abrigada pela unidade fez com que o parque recebesse o título de Patrimônio Cultural Natural. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui e ouça agora esse episódio do “Te conto de um parque”!

MARCO NA HISTÓRIA DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DO PAÍS

Foto: Glaucia Azevedo CC BY SA 3.0.

Por ter sido o primeiro parque nacional criado no Brasil, em junho de 1937, o Parque Nacional do Itatiaia representa um marco na história da conservação ambiental do país. E o “Te conto de um parque” traz em detalhes como tudo começou. 

Em resumo, o território, que pertencia ao Visconde de Mauá, foi adquirido pela Fazenda Federal para a criação de dois núcleos coloniais destinados ao cultivo de frutas, ainda em 1908. Anos depois, em 1913, o botânico Alberto Löfgren solicitou ao então Ministério da Agricultura a criação de um parque nacional na região do Maciço do Itatiaia. Essa iniciativa foi fundamental para que, anos depois, essas terras passassem a formar o parque que conhecemos hoje.

Fato é que as belezas do Parque Nacional do Itatiaia atraem milhares de visitantes todos os anos, e encantou um ilustre cidadão – nada menos que Vinícius de Moraes. O poeta tinha a região como um verdadeiro refúgio para se dedicar à música e à escrita, e foi em homenagem a ele que escreveu o famoso poema “Pôr-do-sol em Itatiaia

E para falar um pouco mais dos atrativos que o Parque Nacional do Itatiaia oferece aos visitantes, Paulina conversou com um dos principais guias da região, Dudu Cotrim, que há 15 anos conduz visitantes pelo parque. Ele nos conta que além de atuar no turismo, também coordena uma das câmaras temáticas locais onde ocorrem reuniões mensais focadas em promover discussões sobre a conservação da unidade. 

Para Dudu, os visitantes que desejam conhecer o Itatiaia, principalmente aqueles que adoram turismo de aventura, não podem deixar de aproveitar as cachoeiras, trilhas, escaladas e mirantes. 

Confira aqui esse bate-papo na íntegra sobre o Parque Nacional do Itatiaia.

Aproveite e ouça na sequência os outros episódios do podcast “Te conto de um parque” aqui.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico