Saiba mais sobre a história do parque mais antigo do Brasil

Sua criação é marcada pela atuação de estudiosos conservacionistas, como o botânico Alberto Loefgren. Conheça!

27/04/2022

A unidade foi criada na década de 1930, mas a inspiração para sua criação veio dos esforços da comunidade conservacionista ainda em 1913. Foto: Parque Nacional do Itatiaia (RJ) / Gilcimar Soares Liberato CC-BY-SA-4.0.

Você sabia que o Parque Nacional do Itatiaia, localizado entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, é o primeiro e o mais antigo parque do país? A unidade de conservação foi criada em 14 de junho de 1937 pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, a área havia sido habitada por tribos indígenas, foi residência do Visconde de Mauá e também utilizada para a criação de núcleos coloniais.

A ideia de transformar o local em um parque nacional começou a ganhar fôlego somente em 1913, graças aos esforços da comunidade científica da época, em especial, do botânico Alberto Loefgren, um dos pioneiros do conservacionismo brasileiro. Naquele tempo, as terras do Itatiaia pertenciam ao Ministério da Agricultura e Loefgren solicitou ao órgão a criação de um parque nacional no maciço do Itatiaia

Inicialmente, as áreas foram incorporadas ao patrimônio do Jardim Botânico, originando a instalação da Estação Biológica do Itatiaia em 1928. Com a promulgação do Código Florestal Brasileiro em 1934, um importante marco para a regulação das áreas protegidas no país, foi possível avançar com a criação do parque anos depois, em 1937.

O nome de origem tupi-guarani quer dizer “pedra cheia de pontas” e reflete justamente uma das características marcantes dessa área: as grandes montanhas e elevações rochosas, com altitudes entre 540 a 2.791 m., com destaque para o Pico das Agulhas Negras, um dos pontos mais altos do Brasil. Abrigando uma rica biodiversidade, o Parque Nacional do Itatiaia foi e continua sendo um importante marco na história da conservação das áreas protegidas do país.

Fonte de consulta: ICMBio.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico