P&S #17 | EIXO: Conservação

Manifesto de Marselha: Recuperação Pós-Covid, Crise da Biodiversidade e Emergência Climática

2021

São enormes os desafios que o Brasil e o mundo enfrentam atualmente na agenda ambiental. Muito se fala também sobre a necessidade de discutir meio ambiente e sua relação com o desenvolvimento humano, econômico e social, dentro de uma perspectiva que não envolva somente os ambientalistas, mas todos os setores da sociedade. O Manifesto de Marselha, cuja versão em português compõe esta edição de Parques&Sociedade, consolida mensagens- chave de relevância global que foram capturadas durante as atividades da última edição do Congresso Mundial de Conservação da UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), realizado em setembro (2021) na França. Inclui, ainda, compromissos e anúncios notáveis que surgiram a partir das atividades realizadas durante o Congresso. Tudo isso com foco na recuperação pós-Covid, crise da biodiversidade e emergência climática – temas de grande importância, especialmente quando abordados de maneira integrada.

O Congresso Mundial de Conservação da UICN realizado recentemente na França, é uma das mais importantes iniciativas a caminhar nesta direção. O evento tradicionalmente reúne uma variedade de partes interessadas, as quais são estimuladas a colocar de lado as diferenças e trabalhar colaborativamente para criar uma boa governança ambiental, capaz de representar e engajar todos os atores sociais em processos onde se compartilha tanto as responsabilidades quanto os benefícios da conservação.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico