P&S #16 | EIXO: Saúde e bem-estar

Parques urbanos e mudanças climáticas: impactos do Parques del Retiro para o conforto térmico da população de Madrid

2021

Os efeitos das mudanças climáticas têm se tornado visíveis em todo o mundo, sendo a elevação das temperaturas um dos mais amplamente sentidos. Embora afetem todos os espaços, com as mais variadas características, tais consequências são percebidas de forma mais intensificada nos grandes centros urbanos, que se tornam cada vez mais quentes.

Nesse sentido, é importante lembrar que os parques e áreas verdes não apenas embelezam a paisagem urbana e contribuem para a saúde das pessoas, mas que também contribuem diretamente para a regulação climática – afinal, influenciam no aumento da umidade do ar e na diminuição das temperaturas.

É o que evidencia o estudo realizado no Parque del Retiro, em Madrid (Espanha), onde se constatou que, ao contribuir para a redução da temperatura em seus arredores e aumentar o conforto climático, um parque urbano influencia ainda o bem-estar fisiológico e psicológico da população que vive ou trabalha na região.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico