Descubra as curiosidades do Parque Estadual da Cantareira

Quarto episódio do “Te conto de um parque” aborda as origens de uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo. Saiba mais!

21/01/2022

Foto: Parque Estadual da Cantareira (SP) / Apolosales CC BY-SA.

Você sabia que São Paulo, o maior centro urbano do país, abriga também uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo? E você sabe onde essa área está localizada? Acertou quem apostou no Parque Estadual da Cantareira, tema do quarto episódio do podcast “Te conto de um parque”, produzido pelo Semeia. 

Dessa vez, a jornalista Paulina Chamorro nos conduz a uma viagem pela história desse parque, declarado pela Unesco como parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

Como nos conta Paulina, a criação do Parque Estadual da Cantareira ocorreu em 1963, mas apenas em 1968 foi sancionada a lei estadual que oficializou essa área protegida, com exatos 7.913 hectares de Mata Atlântica. Atualmente, o parque abrange a zona norte da capital paulista e alguns municípios vizinhos: Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.

O Parque Estadual da Cantareira protege centenas de espécies ameaçadas de extinção, como a jaguatirica, o macuco, o gavião-pombo, o jacuguaçu  e o bacurau-tesoura grande. A unidade é vista também como refúgio natural para quem vive em meio a vida corrida da cidade. 

E para falar mais sobre a relevância ambiental, cultural e social dessa área, o “Te conto de um parque” recebe o biólogo Luciano Zandoná que, além de estudioso, é morador dos arredores da Cantareira. Durante a conversa, o especialista  explicou que essa unidade de conservação oferece uma série de serviços ecossistêmicos para a cidade de São Paulo e municípios vizinhos. Exemplo disso é o Sistema de Abastecimento da Cantareira, responsável pelo fornecimento de água a boa parte da população paulista e de localidades próximas.

“A grande importância do Parque Estadual da Cantareira é a conservação dos mananciais de água pura e cristalina que abastecem mais da metade da cidade de São Paulo e municípios vizinhos. Fora isso, a floresta é um remanescente da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do planeta”, comenta Zandoná.

Ele também explica que, além da oferta de água, o parque atua como um verdadeiro “ar condicionado”, ajudando a amenizar as altas temperaturas, e ainda incide diretamente na atração de polinizadores, fundamentais para a produção de alimentos.

E para quem deseja conhecer a região da Cantareira, opções não faltam. O Parque Estadual é repleto de núcleos abertos para visitação pública, e Luciano destaca alguns: Núcleo Pedra Grande, Núcleo Engordador, Núcleo Águas Claras e Núcleo Cabuçu. 

Para o biólogo, conhecer essa unidade é ter a oportunidade de ver de perto um berço de diversidade ambiental de São Paulo. Por isso, se você vive ou se tiver a chance de passar pela região, não deixe de conhecer. 

Para conferir o episódio na íntegra e saber mais sobre o Parque Estadual da  Cantareira, clique aqui e dê o play!

Aproveite para conferir os demais episódios aqui no Conexão Semeia.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico