Pedra do Telégrafo está entre os 25 melhores passeios na natureza em ranking mundial de turistas

Ponto turístico ficou conhecido devido ao mirante pontiagudo onde visitantes tiram fotografias em que parecem estar à beira de um penhasco

05/08/2022

Também chamado de Morro de Guaratiba, local é acessado após uma trilha de 3,5 km. Foto: Reprodução/Gian Cornachini

Localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, na cidade do Rio de Janeiro, a Pedra do Telégrafo foi considerada uma das 25 melhores experiências na natureza e ao ar livre do mundo pelo Tripadvisor, plataforma de viagens que, anualmente, divulga um ranking dos locais turísticos que recebem as melhores avaliações de viajantes.

Também chamado de Morro de Guaratiba, o mirante ficou conhecido pelo grande público por conta da ilusão de ótica causada pelas suas pedras: a depender do enquadramento da fotografia, o visitante fotografado parece estar à beira de um penhasco. Para acessar o local, é preciso percorrer uma trilha de 3,5 km dentro da unidade de conservação. Ao chegar no alto da pedra, é possível avistar belezas cariocas como a Restinga de Marambaia, a Pedra da Gávea e a praia da Barra da Tijuca.

Parque conserva mais de 50% do remanescente de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro.
Foto: Vanderleiadp/CC BY-SA 4.0

Muito além da Pedra do Telégrafo

O Parque Estadual da Pedra Branca foi criado em 1974 e leva esse nome devido ao maciço que protege (Maciço da Pedra Branca). Ele conserva importantes áreas de mananciais hídricos ameaçados pela expansão urbana e mais de 50% do remanescente de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro. Além da trilha para a Pedra do Telégrafo, existem outras opções de passeios para conferir toda essa beleza natural de perto.

Atualmente, a UC conta com 23 trilhas de diferentes níveis de dificuldade. Dentre as mais conhecidas está o caminho que leva ao Maciço da Pedra Branca, o ponto mais alto do município, com mais de mil metros de altitude. São cerca de 7,3 km de um trajeto considerado difícil. Ao chegar no cume, o visitante é recompensado com uma bela vista da zona oeste da cidade.

Trilha do Pau da Fome, uma das principais do Parque Estadual da Pedra Branca.
Foto: Halley Pacheco de Oliveira/CC BY-SA 4.0

Quem busca contato e atividades mais leves pode visitar a sede do núcleo Piraquara, que possui um espaço com brinquedos para crianças e áreas de piquenique, este último um local perfeito para relaxar antes de encarar as trilhas ou para terminar o dia após explorar a natureza. Já para os amantes de história existem opções como as trilhas do Rio da Prata ou a do Pau da Fome, onde os visitantes podem visitar a Casa Amarela, uma construção de 1920 que servia como sede do Sítio Santa Bárbara, famoso na região.

O parque participa também de um programa de observação de aves do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de usar a prática como aliada na conservação da fauna e flora. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail [email protected].

Parque onde se localiza Pedra do Telégrafo tem diversas opções de passeios turísticos.
Foto: Gabrielle Patitucci/CC BY-SA 4.0

O Parque Estadual da Pedra Branca é aberto todos os dias para visitação em atrativos e trilhas, de 9h às 17h. Clique aqui para saber mais.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico