Conheça os parques nacionais que são patrimônios mundiais naturais da humanidade

Título da UNESCO é designado às áreas consideradas excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e cênica. Seis delas correspondem a parques nacionais. Descubra quais são!

02/12/2021

Foto: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) / Bruno Lenharo CC BY-SA 4.0.

O Brasil é um dos países mais biodiversos do mundo. Não por acaso, abrigamos uma variedade de belezas naturais que são globalmente reconhecidas como Patrimônios Mundiais Naturais da Humanidade. Essa denominação diz respeito ao selo criado pela UNESCO na ocasião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura de 1972, designado às áreas consideradas excepcionais do ponto de vista da diversidade biológica e cênica, além da relevância histórica e cultural e que, por estes motivos, precisam ser conservadas.

Dentre os locais brasileiros que receberam esse título, seis deles correspondem a alguns parques nacionais. Você sabe quais são essas unidades? Descubra a seguir e conheça um pouco mais sobre cada um desses parques cuja riqueza natural merece ser reconhecida – e, principalmente, protegida!

1 – Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Foto: Deni Williams  CC BY 2.0.

Certamente você já ouviu falar dele! Criado em 1930 no Paraná, o parque abriga uma das maiores e mais impressionantes quedas d’águas do mundo, cuja extensão totaliza quase 2.700 metros. Essa unidade ainda protege espécies representativas da fauna e flora brasileiras, como o papagaio de peito roxo, a onça-pintada, a ariranha e o tamanduá-bandeira – estes últimos ameaçados de extinção. O selo de Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO veio em 1986.

Saiba mais aqui!

2 – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Foto: Bruno Lenharo CC BY-SA 4.0.

Juntamente com a Reserva Biológica do Atol das Rocas, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi declarado patrimônio mundial natural da humanidade em dezembro de 2001. Localizado em Pernambuco, totalizando uma área de 11.270 hectares, o parque é uma importante área de proteção da biodiversidade marinha, abrigando cerca de 230 espécies de peixes, 15 de corais, além de golfinhos rotadores, tubarões, raias e outras espécies endêmicas. 

Saiba mais aqui

3 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Foto: Amanda Rossi  CC BY-NC-SA 2.0.

Um dos principais guardiões do Cerrado, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 no município de Alto Paraíso, em Goiás, e possui 65,5 mil hectares. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), entre as espécies da fauna que habitam a unidade, muitas delas são classificadas como raras, endêmicas ou em risco de extinção. Tamanha relevância para a proteção da biodiversidade dessa savana conferiu ao parque, em 2001, o título criado pela UNESCO.

Saiba mais aqui!

4 – Parque Nacional das Emas (GO)

Foto: Jhonatan Fleury / Wiki Commons.

Outra unidade de conservação de extrema importância para a proteção do Cerrado brasileiro, o Parque Nacional das Emas foi declarado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco em 2001. Com abrangência nos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, Serranópolis e Costa Rica, em Goiás, o parque possui 132 mil hectares que abrigam espécies de fauna e flora endêmicas das savanas, além de rios de importantes bacias hidrográficas do Brasil.

Saiba mais aqui!

5 – Parque Nacional do Jaú (AM)

Foto: Dalia McGill / Wiki Commons.

Segundo maior parque nacional do Brasil e um dos maiores do mundo, o Parque Nacional do Jaú foi criado em 1980, entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Bairro Rio Negro, na Amazônia, e integra o Complexo de Conservação da Amazônia Central. O parque possui uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo e se destaca por proteger quase a totalidade da bacia hidrográfica do rio Jaú, cujo nome é derivado de um dos maiores peixes brasileiros. As formações geológicas peculiares do parque formam uma paisagem única. Por todos esses motivos, a unidade e todas as áreas que constituem o complexo de conservação amazônico conquistaram o título da UNESCO em 2000.

Saiba mais aqui!

6 – Parque Nacional do Pantanal (MT)

Foto: Giovanna Colombi CC BY-SA 4.0.

Primeira unidade de conservação constituída com o objetivo de proteger o bioma Pantanal, o parque foi criado em 1981 e integra o Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal, listado como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco em 2000. Com 135 mil hectares de extensão, trata-se de uma das unidades mais biodiversas do mundo e, paradoxalmente, uma das mais ameaçadas pela constante ocorrência de queimadas decorrentes, sobremaneira, da ação humana. 

Saiba mais aqui!

Fonte de consulta: Unesco.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico