Descubra qual é o parque nacional mais antigo do mundo

Criado em 1872, nos Estados Unidos, o Parque Nacional de Yellowstone se tornou a inspiração para a demarcação de diversas áreas naturais protegidas ao redor do planeta. Saiba mais!

06/10/2021

Vista do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Foto: Adam Dereweck/Pixabay.

Conhecido principalmente por suas fontes termais e diversidade de ecossistemas, Yellowstone foi a primeira área natural do mundo legalmente demarcada como parque nacional e, portanto, é o mais antigo do mundo! Localizada entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho, nos Estados Unidos, e totalizando uma área de 8.980 quilômetros quadrados, a unidade foi criada em 1 de março de 1872 pelo presidente Ulysses S. Grant. Antes disso, seu território foi foco de diversas expedições de estudo ao longo do século XVIII e passou a ganhar os holofotes em 1871, após a divulgação dos relatórios científicos do notável geólogo estadunidense Ferdinand Vandeveer Hayden, das fotografias de William Henry Jackson e das pinturas de Thomas Moran. Esses registros foram importantes evidências para o processo de demarcação de Yellowstone.

Vista do Grand Canyon de Yellowstone, nos Estados Unidos. Foto: Peter West Carey/The Carey Adventures

O Parque Nacional de Yellowstone é famoso pela presença de um vulcão ativo que dá vida a mais de 10 mil fontes termais, como o lago Grand Prismatic Spring e o gêiser Old Faithfull. Mas paisagens como a do Grand Canyon de Yellowstone também fazem desse território um lugar único. Considerado um dos maiores ecossistemas de clima temperado no planeta, o parque abriga uma grande variedade de vida selvagem e atrai, anualmente, mais de 3 milhões de visitantes, sendo a primavera e o outono as temporadas com maior fluxo.

A criação do Parque Nacional de Yellowstone ofereceu as bases legais e teóricas que inspiraram o estabelecimento de áreas naturais protegidas por todo o mundo. A partir dele, foi possível perceber que o envolvimento da sociedade nesses espaços, de forma educacional, lúdica e científica, amplia as possibilidades de uma vida mais sustentável para todas as gerações. Sua relevância é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que lhe concedeu os títulos de Reserva Mundial da Biosfera, em 1976, e de Patrimônio Mundial, em 1978.

Ficou interessada(o) em saber mais? Acesse o site oficial do parque (disponível em inglês e espanhol).

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico