Balanço reflete presente e futuro da conservação da biodiversidade global

Parques&Sociedade apresenta um balanço global da situação da biodiversidade baseado nas informações do Sumário para Formuladores de Políticas Públicas, da Convenção sobre a Diversidade Biológica.

07/06/2021

Foto: Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA) / Roberto Costa Pinto CC BY-SA 4.0.

O mundo tem passado por inúmeras transformações que permitiram que mais pessoas tivessem acesso a alimentos, energia, e outros bens que fazem parte da nossa vida. Entretanto, esse processo acelerado de crescimento não foi conciliado com o cuidado ao meio ambiente, resultando, assim, na degradação dos recursos naturais e na perda de biodiversidade, que segue alcançando taxas sem precedentes na história.

À vista disso, Parques&Sociedade traz uma edição especial que apresenta um balanço global da conservação da biodiversidade na última década, além das perspectivas dessa agenda para os próximos anos. O artigo é baseado nas informações do Sumário para Formuladores de Políticas Públicas, que integra a 5ª edição do Panorama da Biodiversidade Global, produzida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). 

O levantamento parte de uma avaliação do cumprimento das 20 Metas de Aichi no período de 2011 a 2020, cujo cenário identificado sobre a conservação da biodiversidade do planeta é preocupante, já que nenhuma das metas foram totalmente alcançadas. Apesar disso, o artigo destaca alguns progressos conquistados nesse período, como a diminuição da taxa global de desmatamento, a expansão de áreas protegidas terrestres e marinhas, o aumento da disponibilização de dados sobre a biodiversidade, entre outros. 

Diante desse contexto, alguns aprendizados foram listados a fim de ajudar a construir novas orientações estratégicas para a reversão do momento atual de degradação da biodiversidade. Tais orientações miram o período pós-2020 até o ano de 2050, data definida pela CDB como “Visão 2050 – Viver em harmonia com a natureza”.

Clique na imagem abaixo e baixe o conteúdo completo!

A imagem ilustra a capa da edição de Parques&Sociedade, série de conteúdo técnico do Semeia, que aborda o balanço da conservação da biodiversidade de planeta

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico