Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Foto: Pollyana Ventura / Getty Images
Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
Em 2021, o Semeia aderiu à Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura com o objetivo de trabalhar em rede compartilhando nossa experiência em articulação de projetos de parceria. Além disso, buscamos ampliar nossos conhecimentos em duas frentes de trabalho, a de concessões florestais e a de pagamento por serviços ambientais, e fortalecer a discussão de temáticas importantes, como desmatamento, áreas não destinadas e mercado de carbono.
Fundação Grupo Boticário
Contamos com o apoio da Fundação Grupo Boticário no desenvolvimento do curso “Parcerias para a Gestão de Parques: Instrumentos e Mecanismos para Potencializar o Uso Público Sustentável”. A capacitação atendeu a profissionais de todos os níveis da federação e abordou temáticas relacionadas às parcerias em parques, além de tópicos como indicadores econômicos e financeiros.
GIZ-Brasil – Agência Alemã de Cooperação Internacional
O projeto “Fortalecendo a conexão entre a sociedade brasileira e as áreas protegidas: iniciativas para a conscientização sobre os benefícios da natureza e do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)” contou com a colaboração e o financiamento da GIZ-Brasil para a realização de atividades diversas: série de webinars “SemeiaLive”, série de conteúdos técnicos “Parques&Sociedade”, evento “Parques do Brasil”, podcast “Te Conto de Um Parque”, além de três publicações: “Parques Como Vetores de Desenvolvimento para o Brasil: Ecoturismo e Potencial Econômico do Patrimônio Natural Brasileiro”; “Parques Tamanho Família: Um Novo Olhar Sobre a Infância nas Unidades de Conservação do Brasil” e “A Natureza ao Alcance de Todos: Guia de Acessibilidade em Unidades de Conservação”.
Parque Nacional do Itatiaia – 80 anos
Em junho de 2017, foi comemorado o aniversário de 80 anos da criação do primeiro parque nacional do Brasil, o Itatiaia. Para marcar a data e disseminar a cultura de valorização dos parques, atuamos em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na agenda de celebrações e na produção de documentos informativos, campanhas e divulgação da história do parque.
UNOPS – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos
Em um trabalho conjunto, lançamos publicação “Parques Para Todas e Todos – Sugestões para a Implantação de Parques Urbanos com Perspectiva de Gênero”. O Guia é fruto de um memorando de entendimento celebrado com UNOPS, que envolve compartilhamento de experiências, ferramentas e boas práticas relacionadas à estruturação de projetos para a melhoria da gestão de parques e fortalecimento da agenda de parcerias nesses espaços. Sua elaboração ainda contou com apoio da ONU Mulheres e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). O guia também foi traduzido para espanhol e inglês e apresentado em diversos fóruns, nacionais e internacionais.
Fundação Getulio Vargas (FGV)
A parceria resultou no desenvolvimento do projeto de pesquisa “Gestão de Parques Urbanos”, visando a produção de conhecimento relevante para promover a boa gestão desses espaços. Por meio de estudos de caso, também produzimos uma publicação em que foram tratadas soluções e diferentes formas de viabilizar a gestão dessas áreas a partir de parcerias com o setor privado com ou sem fins lucrativos. Entre os parques analisados estão o Parque Burle Marx, o Parque do Povo, o Parque Lina e Paulo Raia.
Fundação Fernando Henrique Cardoso
A parceria promoveu encontros e seminários para debater temas que fortaleçam a agenda de conservação ambiental, governança pública e gestão de áreas protegidas, ao lado de especialistas dos setores público, privado, academia e sociedade civil. Em 2017, realizamos o debate “A importância dos parques públicos nas grandes cidades”. No ano de 2019, promovemos o seminário “Avanços e desafios para a gestão dos parques brasileiros”.
Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)
Apoiamos o IDS na construção do Painel Farol Verde, uma plataforma onde eleitores podem buscar informações sobre o posicionamento de candidaturas relacionadas as pautas ambientais e climáticas que disputam seu voto. Também colaboramos com o desenvolvimento da publicação “Economia Verde no Brasil: Contribuições para uma política nacional”. Motivados pelo potencial dos parques brasileiros em se tornarem protagonistas do desenvolvimento sustentável no país, estimado através do estudo “Parques como vetores de desenvolvimento para o Brasil”, elaboramos diretrizes capazes de auxiliar na construção das políticas públicas voltadas ao setor, sobretudo no que se refere ao fortalecimento das unidades de conservação e do turismo de natureza.
Serviço Florestal Brasileiro
Em 2022, estreitamos nossa relação com o Serviço Florestal Brasileiro. Além de contribuir com a elaboração de oito projetos de concessão em florestas na Amazônia e Mata Atlântica, em conjunto também com o BNDES, tivemos a oportunidade de realizar um workshop de boas práticas de contrato de parceria com toda a equipe de concessões florestais do SFB e garantimos a participação deles em nossas capacitações sobre gestão de contratos.