Projeto Parques Nacionais

Documentários do Projeto Parques Nacionais formam as indicações da vez feitas pela equipe Semeia. Confira!

21/10/2021

Todo mundo sabe que o nosso país é cheio de parques naturais com paisagens que parecem ter saído de um sonho. A exuberância desses lugares é a matéria-prima dos documentários produzidos pelo Projeto Parques Nacionais, iniciativa desenvolvida pelo produtor audiovisual Sérgio Espada com o objetivo de sensibilizar e engajar as pessoas em prol da conservação e visitação dos parques e outras áreas naturais protegidas do Brasil.

Cada documentário lança luz sobre as experiências únicas que os parques brasileiros têm a oferecer para seus visitantes. Confira a seguir três indicações de documentários do projeto, escolhidos pela equipe Semeia!

1. Parque Nacional do Itatiaia

Topo do Prateleiras, Parque Nacional do Itatiaia. Foto: Projeto Parques Nacionais/Youtube.

Trilhas, cachoeiras, montanhas… Isso é um pouquinho do que você vai encontrar nesta produção sobre o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), primeiro parque nacional do país. Com cenas de tirar o fôlego, o documentário mostra que o Itatiaia possui opções tanto para quem deseja um programa mais relaxante, com caminhadas ou um mergulho em águas límpidas, quanto para aqueles que buscam se aventurar em alguns dos pontos mais altos do país. A produção conta ainda com depoimentos de funcionários, usuários do parque e especialistas engajados na conservação dessa unidade, e cada relato inspira à reflexão da importância de atuarmos em prol da valorização desse patrimônio natural e do uso público consciente desse espaço.

2. Noronha Submerso

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha. Foto: Projeto Parques Nacionais/Youtube.

Com belos registros da vida marinha local, o documentário Noronha Submerso nos leva a um mergulho pelas riquezas naturais do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, localizado em Pernambuco. A produção foi desenvolvida a partir do acervo pessoal de Sérgio Espada, com filmagens captadas pouco antes da pandemia de Covid-19, em 2020. Os registros mostram a rica biodiversidade do local, documentada e narrada pela perspectiva de um mergulhador apaixonado pela natureza e encantado com a experiência de conhecer o universo aquático dessa unidade de conservação. Noronha Submerso traz ainda curiosidades sobre a fauna da região e lembra o público que é sempre possível se aventurar pelas águas do parque, desde que tenha o devido cuidado e respeito pelo meio ambiente.

3. Parque Estadual Ilhabela

Parque Estadual Ilhabela. Foto: Projeto Parques Nacionais/Youtube.

São tantas belezas naturais que é difícil não querer fazer as malas e viajar após assistir ao documentário Parque Estadual Ilhabela (SP). A produção, dividida em duas partes, apresenta alguns dos principais atrativos que o parque oferece a seus visitantes, além de chamar a atenção para a real importância da unidade para o desenvolvimento local e a conservação da biodiversidade.

A primeira parte introduz o parque sob o olhar cuidadoso de moradores e trabalhadores que dedicam suas vidas a essa área natural protegida. Por meio desses depoimentos, o documentário enfatiza o valor inestimável do parque para a comunidade local. Na produção, o espectador poderá ainda conhecer mais sobre os atrativos dessa unidade de conservação: são diversas praias com variadas formas de acesso, trilhas guiadas, cachoeiras, pontos de observação de pássaros e mais de 20 mil espécies de flora a cada 10 mil metros quadrados.

Já no segundo vídeo, somos apresentados à temática do turismo de base comunitária  e como ele funciona no Parque Estadual Ilhabela. Na prática, a atividade gera um benefício mútuo: enquanto os turistas consomem os produtos locais e prestigiam as comunidades caiçaras e os atrativos do parque, os residentes conseguem gerar renda e proporcionar uma visita muito mais enriquecedora para aqueles que não conhecem a região. O documentário ressalta a importância desse modelo de turismo, já que fomenta o desenvolvimento local, além de oferecer uma experiência de imersão diferenciada no parque.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico