Professor Polvo

Ganhador do Oscar, o documentário “Professor Polvo” é a indicação eleita por Bárbara Matos, gerente de projetos do Semeia. Confira!

26/11/2021

Foto: Divulgação / Netflix.

Você já parou para pensar na sua relação com a natureza? E como ela influencia nos diversos aspectos da sua vida? Essa é uma das provocações que o documentário Professor Polvo traz para o público.

A produção, premiada como melhor Documentário de Longa-Metragem no Oscar de 2021, é a indicação da nossa gerente de projetos, Bárbara Matos. A história retrata a sensível e afetuosa amizade entre um polvo e o documentarista Craig Foster, que passa por um momento de introspecção e muitas reflexões sobre o sentido da vida.

A trama é ambientada em uma floresta de algas na África do Sul, cujos planos de imagens nos permitem observar com detalhes a exuberância da biodiversidade marinha local. Com o passar do tempo, Craig vai criando um vínculo com um jovem polvo e, a partir disso, o documentarista inicia uma jornada diária de idas e vindas ao mar.

Ao acompanhar de perto o crescimento e os desafios que o animal enfrenta para sobreviver em meio às adversidades, Craig nos convida a refletir sobre a efemeridade da vida e o quão exuberante é a biodiversidade que nos cerca. Mesmo contando com uma estética digna dos melhores documentários de natureza da atualidade, a produção não se propõe numa abordagem estritamente ambiental, mas estimula a consciência sobre o valor da natureza a partir da relação de cumplicidade e confiança entre o jovem polvo e o documentarista.

“A reflexão que fica é o quanto a natureza é fantástica e como nós, seres humanos, somos parte dela, e não alheios a ela. O polvo tem uma capacidade não só de camuflagem, de responder ao meio, mas também de reconhecer o ser humano, ter confiança no homem e estabelecer uma amizade. Então, nesse documentário fica o recado de que temos muita coisa para aprender com a natureza e, principalmente, respeitá-la.” comenta Bárbara.

Clique aqui e assista ao documentário!

FICHA TÉCNICA:
Nome original: My Octopus Teacher
Direção: Pippa Ehrlich e James Reed
Duração: 85 minutos
Ano: 2020

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico