Viajando pelo mato: casal dá dicas de como praticar ecoturismo nos fins de semana

Criadores do perfil ‘Viajando Pelo Mato’, Tamirys e Julio compartilham aprendizados e dão dicas para quem está planejando uma primeira visita a um parque natural

27/07/2022

Dupla aproveita folgas do trabalho para fazer trilhas pelo país. Foto: Arquivo pessoal/Viajando pelo mato

No Instagram, Tamirys Costa e Julio Vilela compartilham com os seguidores experiências de viagem pelo Brasil e dicas de trilhas, passeios, restaurantes e hospedagens em destinos de natureza. O perfil @viajandopelomato surgiu durante a pandemia, quando os dois passaram a morar juntos e tiveram que buscar alternativas de lazer e esporte ao ar livre para que pudessem continuar praticando suas atividades favoritas em segurança e com distanciamento social.

Atualmente vivendo em Mococa, no interior de São Paulo, Tamirys e Julio são cirurgiões-dentistas, aficionados por tênis de praia e pela prática de atividades físicas. Essas paixões, no entanto, estão longe de ser os únicos interesses que unem o casal. Um dos elementos mais recorrentes e afetivos em suas vidas é a natureza.

Julio e Tamirys em viagem ao Parque Nacional da Serra da Canastra
Foto: Arquivo pessoal/Viajando pelo mato

Para Tamirys, nascida no interior de Minas Gerais, os piqueniques e os finais de semana na roça estão presentes em memórias de infância que carrega consigo até hoje. Julio, que começou fazendo trilhas na companhia dos pais, ainda criança, herdou deles o carinho pelo meio ambiente. Nos últimos anos, em decorrência da crise de saúde pública provocada pela Covid-19, a conexão se fortaleceu e os maiores companheiros do casal durante o período foram as trilhas e cachoeiras da região em que residem. “Foi uma válvula de escape em meio a todo caos da pandemia que estávamos vivendo”, relata Tamirys.

Em entrevista ao Conexão Semeia, os criadores do perfil @viajandopelomato falaram sobre aprendizados, a relação com a natureza e deram dicas para quem está planejando uma primeira visita a um parque natural. Confira:

1. Quais foram os maiores aprendizados adquiridos viajando e conhecendo a natureza em dupla? E os momentos mais difíceis?

O maior aprendizado é respeitar a natureza. Sempre ficamos em alerta nas épocas de chuva devido a cabeça d’água (aumento rápido e repentino do nível de um rio). Tentamos planejar a viagem levando em consideração o máximo de variáveis possíveis, como clima, tempo, distância e dificuldade. Um dos momentos mais complicados para nós foi quando bateu o cansaço em uma trilha em Poços de Caldas (MG), bem no início da nossa viagem. Não tínhamos preparo físico, tênis apropriado e alimento suficiente para toda a trilha, mas no final deu tudo certo e fomos recompensados por belas paisagens!

“Quando temos uma semana pesada no trabalho, visitar uma cachoeira é como ‘resetar’ a alma”
Foto: Arquivo pessoal/Viajando pelo mato

2. Qual é a importância de falar sobre o ecoturismo e a conservação do meio ambiente?

No Brasil, o ecoturismo não é tão aproveitado pelas pessoas, se formos pensar na quantidade de matas e cachoeiras distribuídas pelo país e no potencial dos parques. Ao divulgar esses lugares em nossas redes sociais, com informações e serviços atualizados, buscamos evidenciar as áreas verdes para que mais pessoas saibam como acessá-las e se motivem a sair de casa. Para nós, além de gerar desenvolvimento econômico para moradores de regiões onde a única alternativa de fonte de renda, muitas vezes, é o agronegócio ou o desmatamento, o ecoturismo pode apoiar a proteção da biodiversidade à medida em que os novos visitantes passem a se conectar com esses espaços.

Objetivo do casal é oferecer informações para mais pessoas praticarem ecoturismo
Foto: Arquivo pessoal/Viajando pelo mato

3. Quais foram os parques que mais gostaram de visitar? E quais ainda querem conhecer?

Queremos conhecer muitos parques, pois o contato com a natureza contribui de forma direta em tudo na nossa vida. Quando temos uma semana pesada no trabalho, por exemplo, visitar uma cachoeira é como energizar, como ‘resetar’ a alma e começar do zero, bem mais leve. Por enquanto, nós ainda conhecemos poucos parques, como o Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG), o Parque Estadual Restinga de Bertioga (SP), o Parque Estadual de Ilhabela (SP), o Parque Estadual da Serra da Mantiqueira (SP) e o Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). Esse último foi o que mais desbravamos porque está próximo a nossa região. Um parque que nós temos muita vontade de conhecer é o Parque Nacional do Itatiaia (RJ), onde está localizado o famoso Pico das Agulhas Negras.

4. Quais dicas vocês podem dar para quem quer conhecer um parque natural pela primeira vez?

O primeiro passo é pesquisar no site do parque quais as recomendações para visitação. Consultamos vários blogs e vídeos e, a partir disso, criamos nossa checklist (lista) de utensílios indispensáveis que precisamos para a trilha. Também colhemos dicas sobre a melhor época para visitar e nunca deixamos de consultar a previsão do tempo na véspera da viagem.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico