Descubra qual é o maior parque urbano do Brasil

Com uma extensão de 4,2 quilômetros quadrados, o espaço foi projetado por profissionais de renome da arquitetura e do urbanismo brasileiro. Confira!

05/06/2021

Foto: Parque da Cidade (DF) / Agência Brasília CC BY 2.0.

Você sabia que o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek é o maior parque urbano do Brasil? Localizado na Asa Sul de Brasília, o parque possui uma extensão de 4,2 quilômetros quadrados e uma área de 420 hectares – maior que o famoso Central Park, em Nova Iorque, que tem 320 hectares.

Conhecido como “Parque da Cidade”, o espaço foi fundado em 1978 a partir do projeto urbanístico de Lúcio Costa, em parceria com nomes de peso da arquitetura e do paisagismo brasileiro, como Oscar Niemeyer e Burle Marx. Sua vegetação é predominantemente do bioma Cerrado, com espécies de ipês-amarelos, ingás, jenipapos, entre outras.

Atualmente o Parque da Cidade, além do título de maior parque urbano do Brasil, também é reconhecido como patrimônio de Brasília e, é um dos principais espaços para o lazer ao ar livre da população. Segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo do Distrito Federal, o local recebe, em média, 14 mil pessoas durante a semana, e 37 mil aos fins de semana.

Fonte de consulta: Portal Eu Amo o Cerrado e Secretaria Estadual de Turismo do Distrito Federal.

A imagem mostra um adulto e uma criança pedalando de bicicleta em uma via do Parque da Cidade, de Brasília, o maior parque urbano do Brasil
Foto: Parque da Cidade (DF) / Agência Brasília CC BY 2.0.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico