Yarang Mamin

“Com realismo e sensibilidade, o filme mostra o trabalho de mulheres do povo Ikpeng para a recuperação da biodiversidade amazônica”, diz a coordenadora de Conhecimento do Semeia, responsável pela indicação da vez.

06/06/2021

Para quem busca por filmes que inspiram e reforçam a importância da conservação da biodiversidade, a dica da nossa coordenadora de conhecimento, Mariana Haddad, é o curta Yarang Mamin, do cineasta indígena Kamatxi Ikpeng.

A produção nos convida a mergulhar no dia a dia das mulheres do povo Ikpeng, do Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso. Detentoras de um conhecimento ancestral sobre a floresta, elas realizam um trabalho singular ao coletar as sementes nativas que ajudam no reflorestamento dessa região. O trabalho, que se assemelha ao das formigas, dá origem ao nome do grupo liderado pelas indígenas: Yarang, na língua delas, significa “formiga cortadeira”. O Movimento das Mulheres Yarang já existe há pouco mais de 10 anos e integra a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX).

“Com realismo e sensibilidade, o filme mostra o trabalho de mulheres do povo Ikpeng para a recuperação da biodiversidade amazônica. Em dez anos, elas coletaram 3,2 toneladas de sementes e já plantaram cerca de um milhão de árvores.”, diz Mariana. 

Clique aqui e assista ao curta completo!

FICHA TÉCNICA:

Direção: Kamatxi Ikpeng

Imagem e som: Kamatxi Ikpeng

Edição: Mari Corrêa e Kamatxi Ikpeng

Coprodução: Instituto Socioambiental e Instituto Catitu

Duração: 21 minutos

Ano: 2019

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico