Crianças auxiliam gestores na criação de parque público no interior de São Paulo

Para criar o Mundo das Crianças, em Jundiaí, responsáveis pela iniciativa levaram em consideração as sugestões dos mais jovens cidadãos do município

18/05/2022

Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Enquanto grande parte dos adultos se concentra em desenvolver atividades e projetar espaços voltados para a infância a partir do que imaginam ser apropriado, um grupo de gestores públicos do interior paulista decidiu recorrer diretamente ao público-alvo dessas iniciativas: as crianças.

Há pouco mais de um ano, o parque público Mundo das Crianças foi inaugurado no município de Jundiaí, em São Paulo. Não à toa, o nome dado ao espaço reforça o conceito e o processo por trás do projeto. Isso porque as demandas e sugestões que serviram como base para a criação da área são de autoria de um grupo de crianças que vivem na região.

A Comissão das Crianças é formada por vinte e quatro jundiaienses com idades entre 9 e 12 anos, que participam de reuniões quinzenais com representantes da prefeitura local e instituições voltadas à primeira infância. Durante os encontros, espirituosamente intitulados de “plenarinhas”, os jovens cidadãos dão suas opiniões por meio de atividades lúdicas e contribuem com a elaboração de novas políticas públicas, que visam melhorar a qualidade de vida dos moradores do município.

Entre as principais reivindicações dos pequenos estão ciclovias, espaços com muita árvore e brinquedos que simulem elementos da natureza, tais como atrações aquáticas e parede de escalada.

O grupo também se preocupou com acessibilidade, sugerindo maneiras para que colegas com deficiência pudessem aproveitar integralmente a estrutura do parque, que possui cerca de 170 mil metros quadrados e 13 mil árvores nativas da Mata Atlântica. A lista de soluções inclui calçadas apropriadas, lixeiras mais baixas, banheiros adaptados, ampla iluminação, limpeza e boa vigilância.

Todas as demandas mencionadas acima foram implementadas, assim como uma grande casa na árvore, um brinquedo em formato de foguete com dez metros de altura, 14 quadras esportivas, playgrounds com sonorização, uma pista de skate e área exclusivamente dedicada ao parkour.

A iniciativa é resultado da colaboração entre a prefeitura de Jundiaí, a consultoria Urban95 e a fundação holandesa Bernard van Leer, presente em 24 cidades do Brasil com projetos que buscam fomentar a participação de crianças em decisões públicas.

Defendida por órgãos internacionais de proteção à infância como o Unicef, a participação de crianças no processo de desenvolvimento de políticas públicas traz inúmeros benefícios à sociedade e faz com que adultos olhem mais atentamente para temas como habitação, urbanismo e comportamento coletivo.

A criação de grupos como a Comissão das Crianças, por sua vez, não só desperta o sentimento de pertencimento e garante autonomia aos mais jovens, como também os estimula a exercer a plena cidadania, valorizar espaços públicos e emitir opiniões relevantes para a implementação de melhorias em suas cidades.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico