Saiba mais sobre as contribuições das trilhas de longo curso para o turismo de natureza

Tema foi debatido em edição do SemeiaLive, que reuniu especialistas do setor público e da sociedade civil. Confira!

05/06/2021

No Brasil, já são mais de 8 mil quilômetros de percursos, distribuídos em 58 trilhas (Foto: Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) / Darli Morais CCBY-SA 3.0).

As trilhas brasileiras têm conquistado cada vez mais espaço dentro do turismo de natureza. A prática potencializa a proteção e a valorização das unidades de conservação e estimula o desenvolvimento socioeconômico dessas áreas e do seu entorno, gerando renda e emprego para comunidades locais.

Tamanha relevância para o contexto nacional gerou, em setembro de 2020, a regulamentação das trilhas pelo governo federal, com a definição de critérios para a adesão de novos trajetos nacionais e regionais à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas). No último levantamento realizado pela própria Rede, foram identificados 8.110 quilômetros de percursos no país, distribuídos em 58 trilhas. Na prática, são 208 unidades de conservação já conectadas e com a regulação, a ideia é ampliar essas ligações, atraindo mais turistas e visitantes às unidades de conservação.

Essas e outras contribuições da Rede de Trilhas para o turismo brasileiro foram abordadas no SemeiaLive, que recebeu representantes do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio, da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e da academia.

Confira o debate na íntegra!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico