Contato com a natureza já é prescrito por médicos em alguns países

Iniciativas baseadas em estudos científicos demonstram que conexão com a natureza proporcionada por áreas verdes pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e já há médicos receitando esse “remédio” natural. Saiba mais!

01/09/2021

Mudanças simples na rotina podem proporcionar mais tempo com a natureza. Foto: Parque do Ibirapuera (SP) / Rogério S. - Unsplash.

Já pensou se o seu médico receitasse mais visitas ao parque? Ou se na receita médica viesse escrito que você precisa estar em meio à natureza? Há anos especialistas já alertam para os benefícios de caminhadas e passeios ao ar livre, mas há iniciativas, baseadas em pesquisas científicas, que tentam incluir o contato das pessoas com os parques na rotina diária.

É o caso do Park Prescription, iniciativa canadense de prescrição de contato com a natureza em parques. A ideia surgiu como um movimento popular há quase dez anos nos Estados Unidos e foi ganhando cada vez mais adeptos. Hoje, o programa apoia profissionais de saúde a prescrever uma receita aconselhando o paciente a entrar em contato com a natureza por, pelo menos, duas horas por semana, e acompanhar seu progresso. No site é possível, inclusive, encontrar dicas – em inglês – de como realizar essa prescrição.

E por que escrever uma receita de um conselho que já faz parte das recomendações médicas? Segundo alguns estudos, prescrições escritas são mais bem recebidas do que conselhos orais para motivar os pacientes a fazerem mudanças.

De acordo com a médica Thaís Mauad, doutora em patologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Faculdade de Medicina da USP, há muitos estudos que mostram os benefícios do contato com a natureza, mas a maioria é focada em países da Europa e América do Norte. No Brasil, ainda não há nada sistematizado da mesma forma que a experiência canadense. O que existem são pesquisas e iniciativas isoladas. “Faltam grandes estudos mais controlados que mostrem esse benefício para isso se tornar uma conduta médica”, ressalta. Ela destaca que as evidências são fundamentais para que a prática se solidifique e que isso depende de mais estudos científicos.

Em 2020, Mauad, junto com um grupo de cientistas, publicou justamente um estudo para identificar a correlação entre o diagnóstico médico de hipertensão e os espaços verdes na cidade de São Paulo. A pesquisa demonstrou que morar em regiões com ruas mais arborizadas e parques próximos tem um impacto benéfico no diagnóstico da hipertensão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é ter meio hectare de área verde a 300 metros de casa. Em São Paulo, porém, a médica destaca que 60% da população não tem um parque a um quilômetro de distância, o que desestimula esse contato com o verde, essencial para manter a saúde física e mental. 

Por outro lado, os brasileiros querem estar mais próximos da natureza, como demonstrou uma pesquisa encomendada pelo WWF-Brasil e realizada pelo IBOPE Inteligência. Aproximadamente 90% dos entrevistados afirmaram que gostariam de ter mais contato com a natureza do que têm hoje em dia e 54% não estão satisfeitos com as áreas verdes em suas cidades. 

Não basta ter um terreno abandonado e cheio de mato ao lado de casa para se beneficiar do contato com a natureza. É preciso que esta área verde tenha qualidade e, por isso, parques e praças precisam de uma atenção especial da gestão pública. “Por isso lutamos pela melhor qualificação do verde para exercer o potencial pleno de benefícios à saúde”, destaca Mauad.Se você quiser saber mais sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde humana, veja esta conversa organizada pelo Semeia.

Foto: Parque do Ibirapuera (SP) / André Ravazzi – Unsplash.

CONHEÇA CINCO PASSOS SIMPLES PARA INSERIR O VERDE NA ROTINA:

1. Procure passar, ao menos, duas horas por semana na natureza

É comprovado que duas horas por semana em meio à natureza melhora a saúde e o bem-estar e que as quedas no nível de cortisol já acontecem após 20 minutos em meio ao verde.

2. Faça ajustes na rotina para inserir o contato com o verde

Que tal usar o horário do almoço para dar uma volta em um parque ou, então, marcar uma reunião em uma área verde? Existem muitas maneiras de adicionar mais natureza à sua vida sem adicionar horas extras e esforço.

3. Acrescente o contato com a natureza no calendário

Deixar algumas horas reservadas para o contato com o verde é uma forma de priorizar este momento.

4. Envolva amigos e familiares

Às vezes é preciso uma ajuda extra para estabelecer um novo hábito. Então, peça ajuda de amigos e familiares para manter sua meta.

5. Respeite a natureza e você mesmo

Tratar a natureza com respeito, recolhendo o próprio lixo, por exemplo, ajuda a manter os parques seguros e acessíveis a todos.

Fonte: Park Prescription

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico