Conheça 6 parques naturais com sítios arqueológicos para mergulhar na história da humanidade

Com grande riqueza histórica, cultural e natural, esses parques abrigam vestígios históricos que resguardam a história das primeiras civilizações. Confira!

09/09/2021

Foto: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG) / Ricardo Solar (Bob) CC BY-NC-SA 2.0.

O Brasil possui centenas de parques naturais que abrigam uma parte da história do país, com registros da presença humana e do modo como viviam. Essas áreas protegidas ajudam a conservar os tesouros arqueológicos, bem como a fauna e a flora local. Muitos deles são abertos à visitação, oferecendo uma experiência única de vivência com a natureza. Para ajudar na escolha de qual parque visitar nas próximas férias, listamos seis opções.

Confira os parques naturais com sítios arqueológicos para visitar no Brasil:

1. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Foto: Ricardo Maia.

Considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade, o Parque da Serra da Capivara abriga fauna e flora típicos da caatinga, mas seu grande atrativo são os sítios arqueológicos com pinturas rupestres e grafismos gravados em paredões areníticos. São 204 sítios arqueológicos abertos à visitação, que mostram vestígios da presença do homem pré-histórico, com as datações mais antigas conhecidas no continente americano. O Parque também é considerado o maior em concentração de sítios arqueológicos das Américas.

Outro atrativo são os sítios históricos, com casas de maniçobeiros que habitaram o local até meados do século XX. A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions e boqueirões. 

A visita completa aos circuitos abertos pode ser feita em seis dias e a entrada é gratuita. Para quem gosta de turismo de aventura, há opção para trilhas a pé, de bicicleta e para rapel.

2. Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG)

Foto: Patricia Carluccio CC BY-SA 4.0.

Conhecido pela grandeza colossal de suas 180 cavernas e grutas, o Parque Nacional do Peruaçu possui mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres que podem ser acessadas pelos visitantes por meio de trilhas e passarelas. No Parque há ainda uma grande concentração de pinturas do estilo caboclo, exclusivas do Vale do Peruaçu. Mas o grande destaque e cartão-postal do lugar é a Gruta do Janelão, que possui a maior estalactite do mundo, com 28 metros.

A entrada no Parque é gratuita e há várias opções de trilhas, cada uma dando acesso a diferentes cavernas e grutas. Para conhecer todas as atrações é preciso ficar pelo menos três dias.

3. Parque Nacional do Catimbau (PE)

Foto: Elias Rodrigues de Oliveira CC BY-SA 4.0.

Segundo maior parque arqueológico do país, o Catimbau possui mais de 42 sítios arqueológicos, duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitério. No sítio do Alcobaça, o mais importante do Parque, há pinturas rupestres feitas por diferentes grupos étnicos em períodos distintos, o que mostra como a ocupação da região foi intensa no passado. A vegetação do Parque, típica da caatinga, merece um olhar especial dos visitantes. Devido a esta característica, a melhor época para visitação é de junho a dezembro, na estação chuvosa. 

Um dos pontos turísticos mais conhecidos do Parque é a Pedra Furada, que ganhou esta forma devido à erosão provocada pela chuva e pelos ventos. Mas um atrativo recente que merece destaque é a visitação noturna, que permite a observação das estrelas em um céu limpo e longe da área urbana.

A maioria das trilhas do Parque tem baixo grau de dificuldade e quem for visitar o Parque pode aproveitar para conhecer a cidade de Buíque, casa de Graciliano Ramos na infância, autor de Vidas Secas.

4. Parque Nacional do Jaú (AM)

Foto: Dalia McGill CC BY-SA 4.0.

Protetor de uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo, o Parque do Jaú possui inúmeras atrações turísticas. É o único parque do Brasil que protege praticamente a totalidade da bacia hidrográfica de um rio de águas pretas, o rio Jaú, onde é possível observar os petróglifos ou gravuras rupestres. Por toda a sua importância, é considerado Patrimônio Mundial Natural.

A observação dos petróglifos é sazonal, na época da seca, com acessibilidade somente via fluvial. A trilha aquática de 31 km passa por praias e ilhas e, além dos sítios de petróglifos, é possível observar a fauna e flora amazônicas.

As atrações do Parque incluem trilhas terrestres com vários graus de dificuldade, canoagem, rafting, observação de aves e escalada. Na foz do rio Jaú o visitante também pode acompanhar o trabalho com as tartarugas-da-Amazônia e observar a soltura dos filhotes, que acontece em fevereiro.

5. Parque Nacional da Serra das Confusões (PI)

Foto: Otávio Nogueira / WikiCommons.

Maior reserva de caatinga do Brasil, o Parque da Serra das Confusões abriga também 150 sítios pré-históricos em 800 mil metros quadrados. A área é seis vezes maior que a do seu vizinho, o Parque da Serra da Capivara. Apesar de disponibilizar somente seis pontos para visitação em toda a área do parque, há vários atrativos, como grutas, cavernas e olhos d’água, além das pinturas rupestres que retratam o cotidiano dos moradores que viveram no local. 

A flora do Parque está quase intocada, o que garante uma atração à parte. E os imensos paredões de pedra, que inspiraram o nome do parque, complementam o visual.

Todo o passeio pode ser feito em dois dias, mas a maioria requer o deslocamento por veículo 4×4. Apenas o Desfiladeiro das Andorinhas e a Gruta do Riacho dos Bois podem ser visitados em carro convencional ou a pé.

6. Parque Estadual do Guartelá (PR)

Foto: Chostakovis CC BY-SA 3.0.

O Guartelá conta com o 6º maior cânion em extensão do mundo e o único com vegetação nativa. Além do cânion, acessível por uma trilha que também chega às piscinas naturais, há uma trilha das pinturas rupestres, com 7.500 metros, que leva ao portal de rochas areníticas.

O Parque conta com várias atrações naturais, como a Cachoeira da Ponte de Pedra, que apresenta a formação de uma ponte cortando a queda e os Panelões do Sumidouro, verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.

Todo o entorno do Parque oferece atrações naturais e culturais preparadas para receber turistas, como, por exemplo, um “safári” em meio a um recanto ecológico de mata nativa. Há ainda uma fenda descoberta há pouco tempo, que pode ter sido originada por movimentos tectônicos e que recebe visitação.

Para percorrer a trilha completa oferecida pelo parque é necessário um dia todo, mas é preciso fazer o agendamento com antecedência. Já a trilha básica leva três horas.

Mais informações aqui.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico