Ideias para adiar o fim do mundo
A indicação da vez vem do nosso coordenador de projetos, Olavo Makiyama. Confira!
27/09/2021
Como a desconexão com a natureza impacta o presente e o futuro da humanidade? Essa é uma das provocações que o líder indígena Ailton Krenak nos apresenta em Ideias para adiar o fim do mundo, indicação do nosso coordenador de projetos, Olavo Makiyama.
Publicado em 2019 com textos adaptados de duas palestras e uma entrevista realizadas em Portugal, entre 2017 e 2019, o pensador retoma em suas reflexões a questão da resistência indígena frente a iminência dos desastres socioambientais da nossa era. Ailton Krenak nasceu na região do vale do rio Doce e se tornou uma liderança mundialmente reconhecida por seu discurso na Assembleia Constituinte, em 1987, em que protestou em defesa dos direitos das comunidades indígenas com o rosto pintado de tinta preta do jenipapo.
Para o autor, o distanciamento e a despersonalização da natureza fez com que o homem despojasse a função sagrada dos nossos rios, montanhas, tornando-os meramente resíduos da atividade industrial e extrativista. “Do nosso divórcio das integrações e interações com a nossa mãe, a Terra, resulta que ela está nos deixando órfãos, não só aos que em diferente graduação são chamados de índios, indígenas ou povos indígenas, mas todos”, diz Krenak.
Nesse sentido, Olavo reforça a grande contribuição dessa leitura: “O pensamento adotado em áreas protegidas é geralmente uma visão ocidentalizada. Esse livro traz uma crítica a essa ideia de dissociação de natureza e sociedade a partir da perspectiva de comunidades e povos tradicionais”.
Fica a dica de leitura para refletir e se inspirar!
Clique aqui e saiba mais sobre esta indicação!