Semeia participa de debate sobre turismo e promoção da vida em harmonia com a natureza
Em evento paralelo ao Congresso ICLEI 2024, especialistas discutiram estruturas de governança voltadas para o turismo subnacional de maneira sustentável
21/06/2024
Foto: Divulgação/ICLEI
O Semeia esteve entre as organizações convidadas para debater a promoção do turismo em áreas protegidas de maneira sustentável e em harmonia com a natureza e com residentes desses locais. O debate aconteceu nesta quinta-feira, 20, em evento paralelo ao Congresso Mundial ICLEI 2024, realizado em São Paulo, e contou com a participação de especialistas no tema, operadores de turismo e governos (locais e subnacionais).
O gerente de Políticas Públicas do Semeia, Rodrigo Góes, esteve entre os participantes da mesa “Destinos vivos: governança regenerativa de áreas protegidas e conservadas para o bem-estar de visitantes e residentes”. Em sua exposição, destacou parcerias como política pública, em suas diferentes modalidades, e a necessidade de treinamento contínuo de profissionais, tanto para elaboração de projetos quanto para execução dos contratos. Também ressaltou a importância da promoção do diálogo entre diferentes atores – governo, iniciativa privada, visitantes e comunidade local.
O painel trouxe ainda a troca de conhecimento e de experiências sobre melhores práticas em turismo regenerativo e sobre modelos de desenvolvimento integrados e positivos para a natureza. O painel contou com exposições do presidente do Instituto Orizzonte, Sergio Morato, do especialista do ICLEI Claudio Maretti, e do membro do World Centre of Excellence for Destinations (WCED) Fernando Kanni. Além de Rodrigo Góes, participaram como especialistas no tema a diretora executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, e o diretor de Natural Climate Solutions, Brett Kencairn.
Realizado entre 18 e 21 de junho, o Congresso Mundial do ICLEI 2024 teve como foco o avanço do desenvolvimento urbano sustentável e a adaptação equitativa aos desafios locais e regionais. O evento foi destinado a representantes de governos locais e regionais, profissionais da área urbana, pesquisadores e partes interessadas na troca de experiências sobre as melhores práticas de desenvolvimento urbano sustentável.