Instituto Semeia e Embratur renovam parceria para fortalecer a promoção internacional dos Parques do Brasil
Acordo de Cooperação Técnica prevê ações conjuntas para valorizar o turismo de natureza e impulsionar o desenvolvimento sustentável no país
30/06/2025

O Instituto Semeia renovou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Embratur com o objetivo de aprimorar e dar enfoque à promoção internacional desses atrativos e seus entornos, selecionando roteiros estruturados que possam ser promovidos no mercado turístico internacional. A assinatura aconteceu na tarde desta terça-feira (24), na sede da Agência.
A parceria, iniciada em 2024, estabelece ações conjuntas voltadas à valorização do turismo de natureza como vetor de desenvolvimento sustentável, com foco na qualificação de roteiros turísticos e no compartilhamento de dados e informações que contribuam com a promoção estratégica desses destinos no exterior.
“A renovação deste Acordo com a Embratur representa um passo importante na consolidação da atuação do Instituto Semeia junto à agenda federal de turismo, uma aproximação que temos construído desde 2021, por reconhecermos o imenso potencial do turismo em parques para impulsionar o desenvolvimento do Brasil”, comemorou Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.
“Com a continuidade da parceria, queremos contribuir ainda mais com dados qualificados que auxiliem na escolha estratégica de quais destinos merecem ser promovidos internacionalmente, considerando a enorme diversidade dos nossos parques”, pontuou Renata.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, detalhou o plano de trabalho. “Nós vamos selecionar roteiros prioritários para a promoção internacional e os países estratégicos para divulgar esses destinos. Isso é feito com levantamento de dados e pesquisa para nortear as melhores ferramentas para isso. É como o Brasil vem ganhando atenção lá fora e quebrando recordes na entrada de turistas internacionais e de divisas deixados por esses turistas na nossa economia.”
O acordo é voltado para ações conjuntas de promoção internacional de produtos e experiências de turismo de natureza nos destinos brasileiros. O acordo tem como uma de suas cláusulas a divulgação e o estímulo ao uso da Marca Brasil em empreendimentos, equipamentos e na prestação de seus serviços, e também prevê o compartilhamento de dados, estudos, informações e outros conteúdos que contribuam para o desenvolvimento das atividades e do segmento.
Entre os resultados esperados com o ACT está impulsionar o aumento do número de visitantes internacionais aos parques brasileiros e o fortalecimento da cultura do turismo nesses espaços, além da diversificação das atividades e experiências oferecidas aos visitantes de outros países nesses locais.
Potencial de crescimento
Dados do Instituto Semeia mostram que, dos 308 parques estaduais e nacionais atualmente mapeados, 165 realizam monitoramento de visitação. Em 2023, eles receberam 15,9 milhões de visitas — número que pode chegar a 56 milhões nos próximos anos, com impacto de até R$ 44 bilhões no PIB brasileiro e a geração de um milhão de empregos, conforme aponta o estudo Parques como Vetores de Desenvolvimento para o Brasil, realizado em parceria com o BCG.
A expectativa é que esse potencial seja alcançado até 2049, mantendo o ritmo de crescimento médio de 5% ao ano, segundo projeções do Visitômetro dos Parques do Brasil, estudo lançado pelo Instituto Semeia em 2024.