Em Noronha, equipe do Semeia apoia prospecção de parcerias para visitação
Em Noronha, equipe do Semeia apoia prospecção de parcerias para visitação
10/05/2024
Foto: Rafa Tecchio

A convite do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Semeia fez parte de uma comissão que vistoriou as Unidades de Conservação de Fernando de Noronha (PE) entre os dias 7 e 10 de maio. A comissão técnica foi composta por representantes das duas organizações, além do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil (SEPPI) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo foi conhecer melhor os potenciais e os desafios locais, assim como a preparação para elaboração de futuros projetos de apoio à visitação. “Foram avaliados a estrutura da ilha, os atrativos, os passeios, as dificuldades e os potenciais para esses projetos futuros. Como parte do acordo de cooperação técnica que temos com o ICMBio, estamos acompanhando e apoiando para que os processos sejam participativos e construídos de forma coletiva desde essa primeira fase de avaliação”, explica a gerente de estruturação e gestão de parcerias em parques do Semeia, Bárbara Matos.
Aspectos ambientais, sociais e econômicos foram analisados durante a visita. A atividade foi o primeiro passo na construção de projetos que visem o apoio à visitação no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.