Diálogos com a sociedade e uso público de UCs são tema de seminário no RJ
Atividade foi organizada pelo INEA e oferecida a servidoras e servidores do instituto; ação faz parte de acordo de cooperação técnica assinado com o Semeia.
05/06/2024
Foto: Arthur Neves/INEA
A comunicação pública como ferramenta estratégica de apoio aos estudos para concessão de serviços de visitação nas unidades de conservação estaduais do Rio de Janeiro. Este foi o tema do seminário técnico desta segunda-feira, 3, conduzido pelo Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro (INEA), com participação do Instituto Semeia. No total, 44 servidoras e servidores do INEA participaram da capacitação.
O objetivo do evento foi promover a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais para ações relacionadas a parcerias público-privadas no estado do Rio de Janeiro. O Instituto Semeia contribuiu com suas experiências e conhecimento sobre o tema, em especial sobre comunicação com diferentes públicos e em distintos momentos, como forma não só de garantir mais segurança e transparência ao processo, mas de otimizar o resultado final. A capacitação foi conduzida pelo gerente de Políticas Públicas do Semeia, Rodrigo Góes, e teve como material de apoio a publicação Diálogos com a sociedade: contribuições para fomentar a participação social em projetos de parcerias em parques, lançada pelo Semeia em 2023.
“O planejamento da comunicação nas diferentes fases do projeto de parceria é fundamental para avaliar se a parceria faz sentido no contexto territorial e também prover transparência e construir confiança junto aos públicos de interesse”, explica Góes. “Nesse seminário, falamos sobre como identificar esses públicos e os momentos chave de comunicação, assim como o uso de ferramentas valiosas como entrevistas, campanhas de divulgação, reuniões, oficinas, consultas e audiências públicas, documentos de perguntas e respostas, entre outros”, completa.
“A gente tem levado muito a sério a questão da escuta da comunidade, não só com relação aos estudos de concessão, mas também aos outros projetos que desenvolvemos”, complementa a gerente de visitação, negócios e sustentabilidade da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIRBAPE/INEA), Marina Moss. “Temos investido bastante na escuta e nos diálogos com a sociedade para que seja um primeiro passo fundamental para a construção conjunta e para tentar fazer um projeto transparente, democrático e participativo”, completa.
Esse foi o segundo encontro realizado a partir do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre INEA e Semeia. Publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 26 de fevereiro, o ACT tem duração de dois anos e prevê a cooperação para produzir subsídios voltados para o desenvolvimento e a implementação de modelos inovadores de gestão da visitação e o fortalecimento da sustentabilidade econômica das unidades de conservação estaduais do Rio de Janeiro.
Assista ao vídeo a seguir para saber mais detalhes sobre o seminário: