Cicloturismo em parques ganha força entre os que buscam contato com a natureza

Atividade pode ser um importante aliado na agenda de conservação dos parques

22/06/2022

Parque Nacional da Serra da Capivara (PI). Foto: Acervo FUMDHAM.

Junto ao aumento do uso de bicicletas para locomoção e esportes, o país tem visto crescer também o cicloturismo, prática que consiste no uso das bikes para conhecer novos lugares e se conectar com o entorno durante as viagens. Muitos parques brasileiros oferecem a atividade e encantam os amantes da modalidade.

Apaixonada por esporte e sempre em busca de contato com a natureza, Eliane Catalani aproveita os finais de semana para pedalar e, sempre que pode, participa com amigos de excursões que exploram as trilhas dos parques.

Eliane Catalani é praticante assídua do cicloturismo
Foto: Arquivo pessoal

“Viajar de bike, ainda mais para parques que oferecem uma beleza tão deslumbrante, acaba se tornando um estilo de vida. Quando a viagem acaba, a gente só pensa na próxima” – Eliane Catalani

Com frequência, a paulista vai ao Parque Natural Municipal do Pedroso, maior reserva natural do Grande ABC, em São Paulo. “Recentemente percorri mais de 30 quilômetros. Foi puxado, com muita subida, mas compensou demais. Pedalar por aquelas trilhas cercadas por mata nativa me proporcionou aventura e bem-estar ao mesmo tempo, o que me ajudou muito, inclusive mentalmente, já que estávamos em um dos momentos mais críticos da pandemia”, lembra Eliane. 

Por conta da rotina de trabalho durante a semana, Eliane geralmente pedala pelos parques aos sábados e domingos, mas está em seus planos realizar uma viagem maior durante as próximas férias.

Opções não vão faltar. Atualmente, o Brasil conta com diversas trilhas em parques adaptadas para o cicloturismo. Segundo Daniel Guth, diretor-executivo da Aliança Bike e co-autor do livro “A Bicicleta no Brasil” (2015), a construção desses trajetos pode apoiar na conservação da natureza desde que “respeitem o plano de manejo, não interferindo em cursos d’água e se aproveitando dos elementos da própria natureza”.

Cicloturistas na Floresta Nacional de Brasília (DF)
Foto: ICMBio

Fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil, Rodrigo Telles enfatiza que os cicloturistas devem sempre buscar trilhas preparadas para a prática. “Se a trilha não foi projetada e não foi construída para bicicleta, o cicloturismo pode ser extremamente destrutivo. A bicicleta, com certeza, é uma aliada na conservação, mas a gente tem que exigir que a trilha seja preparada para isso”, ressalta.

O Bicicleta para Todos, projeto sem fins lucrativos criado para apoiar o uso de bicicletas no país, listou algumas unidades de conservação com trilhas incríveis para a prática do cicloturismo. Confira abaixo:

🌳 Parque Estadual Serra da Mantiqueira (MG)
🌳 Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)
🌳 Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)
🌳 Parque Nacional do Iguaçu (PR) 
🌳 Floresta Nacional de Brasília (DF) 

Grupo de cicloturistas em passeio na Serra da Capivara (PI)
Foto: Acervo Parque Nacional da Serra da Capivara

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico