Pesquisas de satisfação são ferramentas para aprimorar a gestão dos parques

Compreender os interesses e o grau de satisfação dos visitantes permite a tomada de decisão a partir de bases sólidas

13/07/2022

Parque Lajeado, localizado na antiga Chácara Santa Rosa, zona leste de São Paulo. Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo

A demanda por mais áreas verdes é uma realidade nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, a população compreende a importância desses espaços para o aumento da qualidade de vida em meio ao cotidiano agitado das cidades. Nesse sentido, analisar e monitorar a experiência dessas pessoas dentro dos parques é uma oportunidade para gestores estabelecerem um processo de melhoria contínua dos serviços ofertados.

Quando se trata de ativos públicos geridos em parceria com o setor privado, pesquisas de satisfação são ainda mais importantes, pois se tornam ferramentas de apoio à gestão do contrato pelo setor público. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, via SP Parcerias, realizou uma pesquisa de satisfação com 1.100 usuários de seis parques da capital paulista sob gestão da iniciativa privada. A ideia é que os dados obtidos ajudem a entender a percepção da população quanto à qualidade dos serviços prestados nessas áreas verdes.

“Como as concessões envolvem relações de longo prazo, é necessário monitorar recorrentemente o serviço ofertado, de forma que essas avaliações possam retroalimentar um ciclo virtuoso de aprimoramento da gestão e da eficiência das políticas públicas pensadas para a parceria”, afirma Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia.

No caso da pesquisa da SP Parcerias, foram contemplados os usuários dos parques Ibirapuera, Eucaliptos, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Lajeado e Tenente Brigadeiro Faria Lima. Os dados apontam que 70% dos entrevistados enxergam melhora nos serviços prestados e 90% se sentem mais seguros nos parques. Por outro lado, à exceção dos frequentadores do Ibirapuera, 78% demonstraram insatisfação com os serviços de alimentação, indicando oportunidades de melhoria.

Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo
Foto: Nathana Rebouças/Unsplash

Participação popular

Levantar informação de qualidade aprimora o nível das discussões, permite que os agentes reflitam e decidam a partir de bases sólidas e, no caso específico das pesquisas de opinião, também confere às pessoas oportunidade para expressarem seu ponto de vista sobre um tema de tamanha relevância tal como os parques. 

Nesse sentido, quanto mais pessoas puderem visitar essas áreas e se conectar com elas por meio de boas experiências, compreendendo a importância delas para suas próprias vidas, mais os parques serão valorizados pela sociedade.

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