Estudo analisa como os parques urbanos influenciam na coesão social

A partir de métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aplicados junto à frequentadores de um parque urbano da China, pesquisadores evidenciam como essas áreas estimulam o convívio social e outras experiências coletivas.

05/06/2021

Foto: Parque Municipal de Belo Horizonte (MG) / Clarissa Pacheco CC BY 2.0.

Um dos papeis exercidos pelos parques urbanos diz respeito à promoção da coesão social. Na prática, essa função incide diretamente no bem-estar das pessoas que vivem nas grandes cidades e, por isso, deve ser levada em consideração pela gestão pública na hora de planejar e implementar esses espaços.

Esse é o assunto abordado em Parques&Sociedade, que traz uma pesquisa que investiga como os parques e áreas verdes urbanas podem estimular relações sociais e como os ambientes e as estruturas disponíveis nesses espaços influenciam na geração de interações entre as pessoas. O artigo desta edição é baseado no estudo Taking “social relations” as a cultural ecosystem service: A triangulation approach, produzido por pesquisadores da Ghent University, da Bélgica, publicado recentemente pela revista Urban Forestry & Urban Greening.

A partir do uso de métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa aplicados junto à frequentadores de um parque urbano da China, este artigo evidencia o papel promotor de convívio social dessas áreas, ao passo que usuários e usuárias associam as instalações e ambientes do parque com experiências positivas de troca de conhecimento, atividades em grupo, entre outros.

Clique na imagem abaixo e baixe o conteúdo completo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico