Como a perspectiva dos serviços ecossistêmicos pode ser adotada na gestão de UCs?

Parques&Sociedade traz um estudo que analisa o conceito e propõe recomendações de sua aplicação para gestores de parques. Veja mais!

04/06/2021

Foto: Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA) / Otávio Nogueira CC BY 2.0.

Você já parou para pensar nos inúmeros benefícios que a natureza oferece, todos dias? Conhecidos como serviços ecossistêmicos, esses bens exercem diversas funções indispensáveis à nossa vida e incluem funções de provisão, como a água que nos refresca; de regulação, como as florestas que auxiliam na purificação do ar; a função cultural, como as áreas verdes para recreação e relaxamento; e também de apoio, como a formação de solos e a fotossíntese.

Para falar desse conceito e suas relações com as unidades de conservação (UCs), a série Parques&Sociedade apresenta as reflexões do artigo “Protected Area management: Fusion and confusion with the ecosystem services approach”, publicado originalmente na Revista Science of the Total Environment em fevereiro de 2019.

Em linhas gerais, o estudo traz uma reflexão conceitual sobre a noção de serviços ecossistêmicos, enfatizando a sua importância para o contexto de gestão das unidades de conservação (UC). A partir dessa revisão bibliográfica, os autores propõem algumas recomendações de aplicação da perspectiva dos SE no manejo das UCs.

Assim, o artigo defende que a adoção dos SE na gestão de áreas protegidas pode ajudar na compreensão do papel desses espaços na sociedade e no fortalecimento da sua função de conservar a biodiversidade.

Clique na imagem abaixo e baixe o conteúdo completo!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico