Descubra o Brasil: 4 motivos que mostram que agora é hora de conhecer o nosso país

Você tem muitos motivos para não deixar sua visita aos parques para depois!

24/04/2025

Foto: Gustavo Saddi Barbosa

Se o assunto for beleza natural, nosso país precisa sentar na primeira fila da conversa. Afinal, a variedade e a quantidade fora do comum de maravilhas fogem à regra da imensa maioria dos países: são cachoeiras, cânions, rios, serras, florestas, flora e fauna riquíssimas e muito mais nos nossos biomas. E muita gente não conhece, e talvez nem saiba do que estamos falando. Por isso, neste texto trouxemos 4 motivos para você conhecer o nosso país. Descubra o Brasil: a hora é agora!

Nossa biodiversidade exuberante traz opções para praticamente todos os gostos. Desde quem quer apenas relaxar em meio à natureza até quem quer se desafiar fisicamente. Seja qual for o caso, o Brasil tem uma opção para você.

Por que será, então, que grande parte das pessoas não vê esses locais como destino de viagem? A hora é agora, não dá para deixar para depois!

Descubra o Brasil: nossos 4 motivos 

  • Crescimento no número de visitas

Entre 2012 e 2023, o número de visitas em parques cresceu cerca de 160% – um dado extremamente significativo. A variação média é de aproximadamente 5% de crescimento ao ano, o que prova que cada vez mais as pessoas têm se apropriado dos parques do país. 

Os dados são do estudo Visitômetro dos Parques do Brasil, lançado em março de 2025 pelo Instituto Semeia. Segundo ele, os parques estaduais e nacionais monitorados receberam 15,9 milhões de visitas em 2023.

Parque Estadual de Terra Ronca, em Goiás, é um exemplo de lugares extraordinários no Brasil | Foto: Caio Ribeiro
  • Parques mais estruturados e preparados

Nos últimos anos, diversos parques espalhados pelo país têm recebido melhorias significativas – tornando esses espaços em opções ainda melhores para que você descubra o Brasil.

Um dos principais responsáveis por isso é o desenvolvimento de parcerias que unem conversação, visitação e desenvolvimento socioeconômico nos parques, especialmente as concessões. Este tipo de parceria permite que os parques recebam incrementos que tornam a visitação mais agradável e segura para turistas.

Para além das concessões, existem outras formas de fortalecer a infraestrutura dos parques. Um dos exemplos é o Parque Estadual do Utinga, em Belém/PA.

Em 2015 ele recebeu um investimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que permitiu, entre outras coisas, melhorias como estruturação de trilhas, estacionamento, lojinha, lanchonetes e outros benefícios. Atualmente, ele é o oitavo parque mais visitado do país.

“Foi a partir desta estruturação que aconteceu a explosão da visitação, que o parque realmente alavancou. A infraestrutura foi fundamental, especialmente para um parque da área urbana, para o desenvolvimento da atividade turística”, explica Julio Meyer, gerente do Ideflor-Bio (PA) na região administrativa Belém.

  • Conheça o que nunca imaginou conhecer

Como já dissemos neste texto, a visitação aos parques brasileiros é um potente instrumento do desenvolvimento sustentável. Quem está pensando em viajar, porém, geralmente tem outros objetivos em mente: se encantar com paisagens e criar memórias inesquecíveis, por exemplo.

Pode parecer chavão, mas é exatamente isso o que as viagens para o ambiente natural podem fazer. As formas para que você descubra o Brasil são infinitas – e têm o poder de apresentar a você diversos “Brasis” que você nunca imaginou que pudessem existir.

Do maior sítio de grutas e cavernas da América Latina, que é o Parque Estadual da Terra Ronca/GO, passando pela imensidão desértica e repleta de oásis do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses/MA, até chegar ao Parque Estadual do Guartelá/PR, dono do sexto maior cânion do mundo em extensão ou ao Parque Estadual da Serra das Andorinhas/PA, que une Amazônia e Cerrado – isso tudo só pra falar de três das centenas de maravilhas que você pode descobrir viajando pelos parques brasileiros.

O Brasil tem de tudo para surpreender e fazer você pensar “por que eu não vim aqui antes?”.

Cerimônia de Abertura da Marcha dos Secretários Municipais de Turismo com o lançamento do Calendário Oficial do Turismo | Foto: Percio Campos/Mtur
  • Agora o Brasil tem um Calendário Turístico Oficial

Com base em uma Lei de 2024, a partir de abril de 2025 o nosso país passa a ter um Calendário Turístico Oficial. A ideia principal por trás do projeto é apresentar, de uma maneira ordenada e de fácil acesso, eventos de turismo em todas as regiões do Brasil.

É claro que, neste contexto, as atividades relacionadas a ecoturismo e a parques urbanos e naturais também estão contempladas. O Calendário vem sendo alimentado com base nas propostas enviadas por municípios e estados – transformando o espaço em um importante ponto de pesquisa para viagens de brasileiros e brasileiras.

Confira as atividades que valorizam os destinos nacionais e embarque na sua próxima viagem!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Rua Amauri, 255, 9º andar
Jardim Europa, São Paulo – SP
CEP: 01448-000
+55 11 5180.0260
© Instituto Semeia – Todos os direitos reservados – Site por NaçãoDesign, com referências ao projeto de Tati Valiengo e Tiago Solha Design Gráfico