Descubra quais são os 10 parques mais visitados do Brasil
Estudo inédito, Visitômetro dos Parques do Brasil revela os dados de visitação de parques estaduais e nacionais, proporcionando uma visão mais ampla do ecoturismo no país
25/03/2025

O estudo Visitômetro dos Parques do Brasil pode ser considerado um marco na história do turismo em parques naturais do país. Lançado recentemente pelo Semeia, é a primeira vez que um levantamento deste porte contempla também unidades de conservação estaduais e pode elaborar um ranking mais preciso dos 10 parques mais visitados do Brasil.
Esta primeira edição do Visitômetro reúne informações fundamentais sobre o uso público de unidades de conservação brasileiras – especificamente os parques. É sempre importante reforçar que, de acordo com o SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), uma das principais funções dos parques é a conciliação da proteção dos ecossistemas com a recreação e o ecoturismo para a população.
Unindo informações públicas com entrevistas e conversas com órgãos gestores estaduais, o Visitômetro considerou 308 parques na pesquisa sobre as visitas no ano de 2023. Comparando o histórico de visitação, o estudo traz dados animadores: o total de visitas aos parques brasileiros atingiu a marca mais alta já registrada, com 15,9 milhões. Deste dado, 11,8 milhões foram a parques nacionais, enquanto 4,1 milhões a parques estaduais.
Para além dos dados de visitação, o Visitômetro mostra o histórico de evolução, dados por bioma e muitas outras informações fundamentais. Estas informações inéditas e atualizadas são importantíssimas para compreender os hábitos, os pontos fortes e as lacunas da intersecção conservação-visitação dos parques naturais brasileiros. Acesse aqui o estudo completo.
Confira abaixo o ranking dos 10 parques mais visitados do Brasil:

1. Parque Nacional da Tijuca (RJ) – 4.464.257 visitas
Além de ser a casa de uma das principais atrações turísticas da capital fluminense, o Cristo Redentor, a área protegida carrega uma história muito especial: ela abriga e protege a primeira grande área reflorestada do mundo.
Ao longo do século XVIII, a produção de carvão e do plantio de café provocou uma extensa destruição da vegetação do local, culminando também no comprometimento do abastecimento de água na cidade. Para assegurar as fontes hídricas, a coroa portuguesa desapropriou fazendas e decretou o plantio de árvores nas margens de todas as nascentes dos rios. Assim foi oficialmente fundada a Floresta da Tijuca!
Atualmente, o Parque Nacional da Tijuca é uma das maiores florestas urbanas do mundo, abrigando mais de 3,5 mil hectares de extensão da Mata Atlântica.

2. Parque Nacional de Iguaçu (PR) – 1.800.225 visitas
Famoso mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das maiores quedas d’água do mundo e o principal atrativo do parque, o Parque Nacional de Iguaçu, no Paraná, é visitado por turistas de todas as partes do planeta. Localizada em uma das áreas de Mata Atlântica mais relevantes do país, as Cataratas são um verdadeiro espetáculo da natureza.
Não por acaso, o Parque Nacional é, além de um dos lugares turísticos no Brasil mais famosos, também reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. Além das cataratas, o parque oferece trilhas e passeios de barco que chegam perto das quedas.

3. Parque Nacional de Jericoacoara (CE) – 1.487.283 visitas
Localizado no Ceará, o Parque Nacional de Jericoacoara é um dos destinos mais desejados por turistas de todo o mundo. A combinação de dunas de areia, lagoas de água doce e o mar cristalino formam um cenário único e encantador. Jericoacoara é ideal para quem busca relaxamento, esportes como o kitesurf e uma experiência de contato íntimo com a natureza.
A “Pedra Furada”, um dos cartões-postais do parque, e a Duna do Pôr-do-Sol são atrações imperdíveis para quem visita o local.

4. Parque Nacional da Bocaina (RJ/SP) – 715.530 visitas
Espalhado por municípios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Um dos destaques da unidade é o Caminho da Mambucaba, também chamado de Trilha do Ouro, com cerca de 50 km de extensão, geralmente percorridos em três dias.
Muitas pessoas consideram o local como o “paraíso do trekking no Brasil”. O Caminho da Mambucaba, por exemplo, passa por diversas cachoeiras, como a do Veado, a mais famosa do parque, a Santo Isidro e das Posses.

5. Parque Nacional de Fernando de Noronha (PE) – 618.238 visitas
Fernando de Noronha, com suas praias paradisíacas e vida marinha exuberante, é um destino de ecoturismo mundialmente famoso. O parque oferece uma série de atividades, como mergulho e caminhadas ecológicas.
A Praia do Sancho, uma das mais famosas do parque, conhecida por suas águas azuladas e a vista para um dos principais cartões portais de Noronha, o Morro Dois Irmãos, foi eleita por votação popular no TripAdvisor como a melhor do mundo em 2023. Além das praias de águas cristalinas, Noronha é conhecida por sua rica biodiversidade marinha, incluindo tartarugas e golfinhos.

6. Parque Estadual do Cocó (CE) – 598.748 visitas
O Parque Estadual do Cocó, localizado em Fortaleza, é o parque estadual mais visitado do Brasil. Se estendendo por mais de 15 bairros de Fortaleza, o Parque Estadual do Cocó é o quarto maior da América Latina e o maior do Norte/Nordeste brasileiro em área urbana. Dentre as atividades, o passeio de barco pelo rio Cocó é uma atração muito procurada.
O Parque também é um ambiente propício para grupos de observação de aves, muito comuns durante todo o ano. O Cocó é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta.

7. Parque Estadual do Jaraguá (SP) – 457.330 visitas
O Parque Estadual de Jaraguá, localizado em São Paulo, é o destino ideal para quem busca um pouco de tranquilidade e contato com a natureza em meio à agitação da metrópole. Sua principal atração é o Pico do Jaraguá, que oferece uma das vistas mais incríveis da cidade.
Além disso, o parque é um importante corredor de biodiversidade da Mata Atlântica, com diversas espécies de aves, mamíferos e plantas endêmicas.

8. Parque Estadual do Utinga (PA) – 451.295 visitas
Localizado em Belém, no Pará, o parque é um dos destinos mais procurados da região Norte. O local abriga um ecossistema de floresta tropical, sendo uma excelente opção para quem busca ecoturismo na Amazônia.
Além de caminhadas e observação da fauna local, o parque oferece opções de passeios de bicicleta e trilhas que exploram a vegetação nativa da região. O Utinga é um importante ponto de lazer para os moradores de Belém e também para os turistas que visitam a cidade.

9. Parque Estadual das Dunas de Natal (RN) – 408.320 visitas
O Parque Estadual das Dunas de Natal, no Rio Grande do Norte, é um dos principais atrativos turísticos do estado. Suas dunas formam um cenário único. O Bosque dos Namorados é um dos destaques da unidade, com mais de mil e trezentas árvores nativas da Mata Atlântica.
Do Bosque partem trilhas interpretativas, que ajudam o visitante a se familiarizar e contemplar o ecossistema que o parque protege. Ao todo, são cerca de 6,5 km de caminhada, entre as trilhas Ubaia Doce, Peroba e Perobinha.

10. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) – 408.235 visitas
Famoso por suas formações de dunas e lagoas de água cristalinas que remetem a uma história de mais de 10 mil anos, o parque é um dos destinos mais visitados do Nordeste e oferece uma paisagem única no mundo. Em 2024, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu a unidade de conservação como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.
As belezas do parque, porém, vão muito além das dunas de areia e das lagoas. São diversos ecossistemas e ambientes associados. Como, por exemplo, as diversas nascentes, que partem de áreas de baixada e vão drenando até o mar.
Esses parques representam o melhor do ecoturismo brasileiro, oferecendo uma ampla variedade de experiências para os amantes da natureza. Se você ainda não conheceu algum desses parques, não deixe de incluir um deles na sua próxima viagem!